III Seminário Internacional de Controle Externo debaterá temas contemporâneos ligados à fiscalização e à gestão pública

Equipe Instituto Rui Barbosa

Nos dias 21 e 22 de agosto, Salvador-BA sediará o III Seminário Internacional de Controle Externo – Olhares e Perspectivas, evento que reunirá representantes de órgãos de controle do Brasil e do exterior para debater temas contemporâneos ligados à fiscalização e à gestão pública. Promovido pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), com apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o encontro será realizado no Hotel Deville Prime e integra a programação comemorativa dos 110 anos do TCE-BA.

A programação contará com palestras de grandes nomes, como os Ministros Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), e Benjamin Zymler, do Tribunal de Contas da União (TCU); além da Juíza Conselheira do Tribunal de Contas de Angola, Elisa Rangel, do Juiz Federal Saulo Casali e Martha Gabriel, especialista em inovação. Além de promover a reflexão crítica sobre os desafios atuais do Controle Externo, o seminário estimulará a troca de experiências e o fortalecimento institucional, com atividades que consolidarão conhecimentos a serem registrados nos anais do evento. Também está prevista a realização de uma premiação especial, que reforçará o reconhecimento de boas práticas na área.

O III Seminário Internacional de Controle Externo se consolida como um espaço estratégico de diálogo e aprendizado, reunindo Conselheiros, Procuradores de Contas, Auditores Substitutos, servidores de Tribunais de Contas e especialistas em diversas áreas para discutir questões cruciais à Administração Pública. Entre os temas que serão debatidos estão inovação tecnológica, novas demandas sociais, responsabilidade fiscal e transparência, sempre com foco no aperfeiçoamento das instituições e no fortalecimento da cidadania.

Esta edição comemorativa é ainda mais simbólica, pois celebra a trajetória centenária do TCE-BA, a segunda Corte de Contas estadual mais antiga do Brasil. Criado em 21 de agosto de 1915, o Tribunal acompanhou as mudanças políticas, sociais e administrativas do país, consolidando sua atuação pedagógica e preventiva, e reafirmando seu compromisso com o interesse público e a boa governança. Ao longo desses 110 anos, sua história se confunde com a evolução do próprio Controle Externo no Brasil, sendo referência de inovação, ética e transparência.

As inscrições e a programação científica do evento estão disponíveis no site www.110anostce.com.br.