Iniciado o curso de Inteligência aplicada ao Controle Externo, parceria do IRB, TCE-RJ e Exército Brasileiro

Equipe Instituto Rui Barbosa

Teve início nesta segunda-feira (19), o curso: Doutrina de Inteligência aplicada ao Controle Externo, promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), a Escola de Inteligência Militar do Exército (EsIMEx) e o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). A capacitação ocorre de forma presencial, na sede do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), Escola de Gestão do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília-DF.

O curso, voltado aos servidores dos Tribunais de Contas brasileiros, foi desenvolvido com o propósito de fomentar o contínuo aperfeiçoamento do processo de fiscalização, a partir da adoção de ações integradas de inteligência. As aulas serão ministradas pelos oficiais da EsIMEx, e seguirão até o dia 23 de junho (sexta-feira), perfazendo um total de 36 horas-aula.

 

 

Abertura

A solenidade de abertura foi realizada pelo Conselheiro Edilberto Pontes, Presidente do IRB, que saudou a todos os presentes, destacando a relevância do tema para o desenvolvimento do Controle Externo brasileiro, ressaltando, ainda, a importância das parcerias institucionais que possibilitaram a realização do curso.

Participaram, também, da solenidade: o Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro e Coordenador Científico do curso, Conselheiro Rodrigo Nascimento; o Comandante da Escola de Inteligência Militar do Exército Brasileiro, Coronel Jorge Gonçalves Visconti; e o Conselheiro Carlos Neves, Presidente do Comitê Técnico de Tecnologia, Governança e Segurança da Informação dos Tribunais de Contas do IRB, Coordenador da Rede InfoContas e Ouvidor do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).

O curso conta ainda com o apoio institucional da Rede Nacional de Informações Estratégicas para o Controle Externo (Rede InfoContas), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), da Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (ABRACOM) e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).