Instituto Rui Barbosa inaugura nova sede em Brasília e amplia espaço para aperfeiçoamento do Controle Externo

Equipe Instituto Rui Barbosa

A capital federal foi palco, na tarde desta quinta-feira (31/7), da solenidade de inauguração da nova sede do Instituto Rui Barbosa (IRB). O evento reuniu, no Auditório do Edifício ION, autoridades da Administração Pública brasileira, membros do Sistema de Controle Externo do Brasil e do exterior — incluindo a delegação do Tribunal de Contas de Angola —, além de representantes de universidades, da imprensa e da sociedade civil organizada. O momento marcou um passo importante para o fortalecimento institucional dos Tribunais de Contas em todo o país.

Em seu discurso, o Presidente do IRB, Conselheiro Edilberto Pontes, destacou que a nova sede será um espaço dedicado ao aperfeiçoamento da atuação dos órgãos de controle e à produção e ao intercâmbio de conhecimentos técnico-científicos. “Inauguramos hoje um novo espaço para o Controle Externo brasileiro, e tenho certeza de que será um ambiente de debates, aprendizados e relevantes contribuições nos próximos anos”, afirmou.

Edilberto Pontes, em agradecimento a todos os presentes na solenidade e aos Presidentes dos Tribunais de Contas brasileiros, assim como aos Membros da Diretoria do IRB, que contribuíram para a instalação deste novo espaço, ressaltou que o legado maior está na interação humana e construção coletiva do conhecimento. “Sabemos que a sede é apenas um prédio, uma estrutura física construída, mas o que realmente importa e faz desse momento extremamente significativo são as pessoas, os debates, os cursos, as interações que irão ocorrer dentro deste espaço. Sou grato a todos que apoiaram mais essa iniciativa para o fortalecimento do IRB e dos Tribunais de Contas”, concluiu.

A programação da inauguração contou também com uma palestra do renomado jornalista e escritor Lira Neto, autor de obras de referência na literatura biográfica e histórica brasileira. Com o tema “Contar a história: a arte, a responsabilidade e o poder da palavra”, o palestrante refletiu sobre o papel da narrativa na construção da memória coletiva. Destacou a importância da pesquisa e da ética na escrita da história — tanto do passado quanto do presente —, enfatizando que a palavra é uma ferramenta de registro, mas também de influência. “Nossas palavras de hoje são os documentos do amanhã”, declarou.

O evento foi prestigiado pelos Presidentes das Entidades representativas do Sistema de Controle Externo brasileiro: Conselheiro Edilson Silva, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon); Conselheiro Luiz Antonio Guaraná, do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC); Procurador de Contas Marcílio Barenco, da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON); do Tribunal de Contas de Angola, Juiz Conselheiro Sebastião Gunza; do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (IBRAOP), Adriana Portugal; e da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas (ANTC), Thaisse Craveiro.

Os Ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler e Antonio Anastasia, Conselheiros-Presidentes das Cortes de Contas de vários estados da federação, Procuradores de Contas e Membros da Diretoria do IRB também participaram do momento de inauguração da nova sede do Instituto.

Encerrada a palestra, foi realizada a solenidade de descerramento da placa inaugural, marcando oficialmente a inauguração da nova sede do Instituto Rui Barbosa.

 

Nova sede

Localizada no Edifício ION, em Brasília-DF, a nova sede do Instituto Rui Barbosa simboliza um avanço significativo na consolidação de sua missão institucional. Com estrutura moderna e ambientes voltados à produção e ao compartilhamento de conhecimento, o espaço está preparado para impulsionar ainda mais a atuação do IRB junto aos Tribunais de Contas e à sociedade, reafirmando seu compromisso com a inovação, a excelência e o fortalecimento do Controle Externo.