O Grupo de Trabalho 4 (GT 4), do Comitê Técnico de Estudos e Sistematização da Administração Pública (CTESAP) do Instituto Rui Barbosa (IRB), se reuniu, nessa quinta-feira (27/06), com servidores dos Tribunais de Contas brasileiros que participarão da “Capacitação Nacional em Auditoria de Contratações Públicas”, que ocorrerá no período de 05 a 09 de agosto, na sede do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP), em São Paulo-SP.
A Capacitação Nacional em Auditoria de Contratações Públicas faz parte do Acordo de Assistência Técnica firmado entre o Instituto Rui Barbosa e a Agência de Comércio e Desenvolvimento dos Estados Unidos (USTDA). Este acordo estabelece diversas etapas, sendo a capacitação uma das mais importantes. O treinamento será conduzido pela empresa Decision Analysis Partners, que compartilhará conhecimentos baseados nas “Normas Consolidadas de Auditoria em Contratações Públicas”. Estas normas foram elaboradas com base nas melhores práticas internacionais de auditoria, utilizando a metodologia de best value.
Os servidores indicados para participar do treinamento foram selecionados pelas presidências dos Tribunais de Contas com base em critérios como o seu envolvimento em atividades relacionadas à auditoria de contratações, informações estratégicas e tecnologia da informação. Durante a reunião prévia, foi apresentado o projeto desenvolvido pelo IRB, com financiamento da USTDA, detalhando o caminho percorrido até a realização da capacitação.
O treinamento tem como objetivo principal capacitar os servidores na aplicação das melhores práticas internacionais de auditoria em contratações públicas. A formatação do curso inclui uma avaliação de nivelamento prévia, a ser realizada por todos os participantes, para garantir que todos estejam no mesmo nível de conhecimento antes do início do curso. A metodologia da capacitação será baseada em estudos de casos práticos, permitindo que os participantes apliquem os conceitos aprendidos em situações reais.
Esta capacitação é fundamental para aprimoramento do Controle Externo, garantindo uma Auditoria mais eficiente e eficaz nas contratações públicas, a partir das melhores práticas internacionalmente reconhecidas.