As ações a serem desenvolvidas no segundo ciclo do Cientista Chefe Infraestrutura Viária (2024-2026) foram discutidas em reunião, na quarta-feira (13/3), no Tribunal de Contas do Estado do Ceará, quando na oportunidade o Presidente da Corte e Diretor de Desenvolvimento e Políticas Públicas do Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselheiro Rholden Queiroz, recebeu a visita do Diretor de Inovação da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), o professor e pesquisador Jorge Soares.
Durante o encontro, foram discutidas ações focadas em ferramentas de gestão da informação, com o uso de inteligência artificial. O objetivo é gerar uma maior quantidade de dados relevantes para auditorias em obras públicas, como a construção de estradas. Os dados a serem analisados incluem, por exemplo, distâncias de transporte de jazidas, fatores de conversão de terraplenagem, propriedades dos materiais empregados na obra, dados sobre a saúde estrutural dos pavimentos finalizados e o aparecimento de defeitos nas rodovias.
Iniciado em 2019, sob a coordenação do Conselheiro Edilberto Pontes, Presidente do IRB, o Cientista Chefe Infraestrutura Viária tem o intuito de atestar a qualidade da pavimentação asfáltica nas estradas cearenses, fruto da parceria entre o TCE Ceará e a Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio Centro de Tecnologia em Asfalto do Norte/Nordeste, do Departamento de Engenharia de Transportes.
As entregas do segundo ciclo devem acontecer a partir de dois subprojetos: “Inovação tecnológica para fiscalização em obras rodoviárias no Ceará, visando o controle de qualidade e transparência”, voltado ao acompanhamento em campo das obras; e o “Desenvolvimento e implementação de ferramentas de avaliação da qualidade de rodovias, com vistas à transparência governamental”, ligado ao desenvolvimento de novas tecnologias de aferição de características dos materiais e das obras.
Na ocasião, foi apresentado o balanço dos resultados alcançados no primeiro ciclo do programa Chefe Infraestrutura Viária (2022-2024). Dentre as principais entregas desse ciclo estão a realização de laudo funcional e estrutural de nove rodovias, a construção de dois programas computacionais – o BackCAP e o GriR –, os quais apresentam dados sobre a estrutura das camadas do pavimento e a qualidade asfáltica, e do protótipo de software para smartphone, que realiza a detecção e a contagem automática de defeitos nos pavimentos das rodovias, a partir do uso de Redes Neurais Convolucionais (RNCs).