“Inteligência artificial e os Tribunais de Contas” será o tema central das discussões dos Encontros com o Futuro, que acontecerão dia 28 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará. O professor Vasco Furtado ministrará a palestra na solenidade de abertura, marcada para as 8h30. A discussão sobre inteligência artificial dá início à programação dos três eventos simultâneos: XIV Encontro Técnico de Educação Profissional dos Tribunais de Contas (Educontas); XIII Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil; e o VIII Jurisprudência e Processos nos Tribunais de Contas (JurisTCs).
O palestrante é coordenador do Laboratório de Ciências dos Dados e Inteligência Artificial da Universidade de Fortaleza e já escreveu mais de 150 artigos científicos em computação com ênfase em Inteligência Artificial. A solenidade de abertura dos Encontros com o Futuro também contará com a presença dos Presidentes do Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselheiro Edilberto Pontes; do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), Conselheiro Valdomiro Távora; e dos três Comitês Técnicos do IRB, Conselheiros Joaquim Alves de Castro Neto, Manoel Pires dos Santos e Lilian Martins.
As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Todas as informações sobre os Encontros com o Futuro estão reunidas no hotsite, onde será possível conferir detalhes da programação, informações sobre os palestrantes e o link das inscrições. A iniciativa integra as ações comemorativas dos 50 anos do IRB, considerada a Casa do Conhecimento dos Tribunais de Contas.
As atividades dos Encontros com o Futuro fazem parte da programação do III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (III CITC), que será realizado no Centro de Eventos, em Fortaleza, entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro.
O III CITC é promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) em conjunto com o Instituto Rui Barbosa (IRB), o Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), além do apoio de outros parceiros.