O Instituto Rui Barbosa (IRB), braço acadêmico dos Tribunais de Contas, em parceria com a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) com o apoio do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), por meio do Instituto Plácido Castelo (IPC), realizaram a aula inaugural do MBA Auditoria e Inovação no Setor Público na última quinta-feira, no Plenário da Corte de Contas cearense.

O evento contou com transmissão simultânea pelo canal do Instituto Rui Barbosa no YouTube.
Participaram da solenidade de abertura, o presidente do IRB, conselheiro Edilberto Pontes (TCE-CE); o presidente do TCE-CE, conselheiro Valdomiro Távora; os professores, Ana Carla Bilacheriene, Luciano Vieira e Adalberto Américo Fishmann. Virtualmente, participaram o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamim Zymler e o professor Wilson Amorim.

Durante a solenidade, o presidente do IRB, Edilberto Pontes iniciou sua fala com uma célebre frase do escritor português Fernando Pessoa “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”, referindo-se a exitosa parceria que resultou na capacitação ofertada para os servidores dos Tribunais de Contas do Brasil.
O curso alcançou a adesão de todas as regiões do país, registro destacado na fala do presidente do IRB, que prosseguiu “a inovação faz parte da agenda dos países e organizações mais desenvolvidas do Mundo. Esperamos que aqueles que concluírem este MBA saiam com uma mudança de perspectiva em seu olhar e ações”, disse.

Finalizou agradecendo o apoio maciço do TCE-CE. Em seguida o presidente da Corte de Contas do Ceará destacou, “ É de grande importância vivenciarmos este momento em que podemos promover o acesso a um curso dessa relevância no qual a primícia é a capacitação tanto dos servidores públicos da área, como dos profissionais liberais e interessados na seara da auditoria e inovação no setor público.
Renovo o compromisso do TCE-CE em apoiar ações que fortalecem a administração pública, por meio de instituições que são referências nacionais nas suas esferas de atuação”.

Após as falas iniciais, os espectadores assistiram as palestras programadas para esse momento inaugural.
O professor titular da faculdade de economia, administração e contabilidade da USP, Abalberto Fischmann, iniciou falando sobre os princípios da Administração e citando os clássicos da área como Henri Fayol e Marx Weber.
O presidente Edilberto palestrou sobre inovação, os incentivos para inovar, os desafios para o setor público, o papel do controle e a necessidade da administração pública e dos Tribunais de Contas estarem afinados com a atualidade e com o espírito do tempo.
Já o ministro do TCU, Benjamin Zymler destacou a capacidade de adequação da inovação ao mundo real e a necessidade de criação de legislações para essa adaptabilidade.
A Especialização em Auditoria e Inovação no setor Público conta com 145 alunos, será em EAD e realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
No total serão 35 disciplinas ao longo de 26 meses.