O Instituto Rui Barbosa (IRB) e o Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) celebraram, nesta quinta-feira (28/5), o lançamento da segunda edição do livro “Gestão, Controle e Regulação do Saneamento Básico”, durante o IX Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, realizado em Manaus-AM. A obra é fruto da parceria entre as instituições e representa mais um marco na disseminação do conhecimento técnico sobre o setor de saneamento no Brasil.
O livro reúne 14 artigos técnicos de autores de diversas regiões do país, abordando os principais desafios, estratégias e oportunidades para o avanço do saneamento básico — especialmente no contexto do Novo Marco Legal do setor (Lei nº 14.026/2020). Os textos estão organizados em quatro áreas temáticas: abastecimento de água potável e esgotamento sanitário; limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; drenagem e manejo das águas pluviais urbanas; e licitações, concessões e privatizações.
Durante o lançamento, o Presidente do IRB, conselheiro Edilberto Pontes, destacou o papel das instituições de controle externo na indução de políticas públicas eficientes e sustentáveis. “Esta publicação demonstra o compromisso dos Tribunais de Contas, por meio do IRB e do Ibraop, com a construção de um país mais justo, onde o acesso ao saneamento seja universalizado. O conhecimento técnico precisa estar a serviço da população”, afirmou.
A Presidente do Ibraop, Adriana Portugal, celebrou a consolidação do projeto editorial e agradeceu a parceria com o IRB. “Este livro é resultado do esforço coletivo de profissionais dedicados que se debruçaram sobre temas complexos com o propósito de contribuir com a atuação dos órgãos de controle, dos gestores públicos e da sociedade em geral. A parceria com o IRB foi essencial para tornar esta versão impressa possível, ampliando o alcance e a permanência desse conteúdo qualificado”, disse.
A publicação é voltada tanto para auditores dos Tribunais de Contas quanto para gestores públicos, reguladores, estudiosos e todos os interessados em políticas públicas de saneamento. Com essa iniciativa, IRB e Ibraop reafirmam seu compromisso institucional com o aprimoramento da governança pública e a promoção do desenvolvimento sustentável.
A obra está disponível para leitura na íntegra na Biblioteca Virtual do IRB, clique AQUI.