Membros da Diretoria do Instituto Rui Barbosa (IRB), que integram a 1ª Comitiva Brasil–Itália na missão oficial vinculada à Conferência Bilateral Brasil–Itália, participaram, nessa terça-feira (26/11), de uma agenda institucional na Corte dei Conti, órgão máximo de Controle Externo da Itália. O Vice-Presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do IRB, Conselheiro Sebastião Helvecio, representou o Presidente da instituição, Conselheiro Edilberto Pontes, que simultaneamente cumpria agenda oficial na abertura da XXXIV Assembleia Geral da Organização Latino-Americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (OLACEFS), em Fortaleza-CE.
A participação do IRB na missão reforça a estratégia de internacionalização conduzida pela instituição, que já mantém acordos de cooperação técnica com Tribunais de Contas, universidades e centros acadêmicos de diversos países. Essa rede internacional consolida o papel do Instituto como catalisador do conhecimento em Controle Externo, ampliando o intercâmbio de boas práticas e o acesso a experiências inovadoras.
O encontro na Corte dei Conti contou com a presença de autoridades italianas e brasileiras. Pela delegação italiana participaram o Presidente da Corte, Guido Carlino; o Procurador-Geral Pio Silvestri; Mauro Orefice, Presidente para a Coordenação de Auditoria; Giovanni Comite, Chefe de Gabinete; Arturo Iadecola e Chiara Vetro, representantes da Procuradoria-Geral; e Giulio Stolfi, Assistente do Procurador-Geral.
Representando o Brasil, integraram a comitiva os Conselheiros: Edilson Silva, Presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon); Ivan Bonilha, Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná e Vice-Presidente de Relações Institucionais do IRB; Adircelio de Moraes Júnior, Corregedor-Geral do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) e Coordenador do encontro; José Nei Ascari, Vice-Presidente do TCE-SC e Diretor de Desenvolvimento Institucional do IRB; Carlos Thompson, Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN) e Membro do Conselho Fiscal do IRB; Ricardo Torres, Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP) e Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do IRB; Michel Houat Harb, Controlador-Geral do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP); André Clemente, Desembargador de Relações Institucionais do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TC-DF) e Diretor de Desenvolvimento Institucional do IRB; Marco Peixoto, Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) e da Associação das Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR); e o Procurador de Contas do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo (MPC-SP), Thiago Lima; além do Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes.

Na abertura, o Presidente Guido Carlino deu as boas-vindas e apresentou a estrutura da Corte dei Conti, destacando a JURISAI, rede internacional das Instituições Superiores de Controle de natureza jurisdicional. O Procurador-Geral Pio Silvestri ressaltou o papel sancionador da Corte e sua parceria com a Guardia di Finanza – polícia especial vinculada diretamente ao Ministério de Economia e das Finanças da Itália, representada pelo Coronel Francesco Fallica. Pela delegação brasileira, o Conselheiro Edilson Silva apresentou os principais produtos da Atricon, com ênfase no Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC); o Ministro Augusto Nardes destacou iniciativas de Auditoria Ambiental, incluindo a ferramenta ClimateScanner; e o Conselheiro Adircelio de Moraes relatou a experiência de governança na Corte de Contas catarinense e a cooperação com a Guardia di Finanza.
O Conselheiro Ivan Bonilha em sua fala abordou a parceria histórica entre o TCE-PR e a Corte dei Conti, ressaltando o papel dos órgãos de Controle na aferição de Políticas Públicas. Em seguida, o Conselheiro Sebastião Helvecio, Vice-Presidente do IRB, destacou a importância da participação internacional do IRB e apresentou o modelo brasileiro de Controle Externo, enfatizando a natureza federativa e jurisdicional dos 33 Tribunais de Contas do país. Helvecio reforçou o papel do Instituto Rui Barbosa como a Casa do Conhecimento dos Tribunais de Contas, solicitou apoio para a filiação da entidade à JURISAI e convidou as autoridades italianas para o X Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, que será realizado em Belo Horizonte, de 25 a 29 de maio de 2026.
O representante da Procuradoria italiana, Arturo Iadecola, detalhou a atuação do Ministério Público junto à Corte dei Conti, elogiou o trabalho do IRB e destacou a ausência, no sistema italiano, de uma instituição equivalente ao papel desempenhado pelo Instituto no Brasil.
A agenda institucional permitiu o fortalecimento das relações técnicas e institucionais entre Brasil e Itália, ampliando a cooperação em fiscalização, orientação aos gestores públicos e qualificação das atividades de controle. O IRB, como catalisador de boas práticas, inovação e aprimoramento do Controle Externo, reafirma seu compromisso em elevar o nível de atuação dos Tribunais de Contas brasileiros, contribuindo diretamente para a melhoria das Políticas Públicas e para a entrega de melhores resultados à sociedade.