IRB participa da Semana da Garantia da Qualidade do PNTP 2025, em Curitiba

10 setembro, 2025
Equipe Instituto Rui Barbosa

Membros da Diretoria do Instituto Rui Barbosa (IRB) participaram da abertura da Semana da Garantia da Qualidade do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), relativa ao ciclo de 2025. O evento, que reúne cerca de 70 servidores representando os 33 Tribunais de Contas brasileiros, acontece de 9 a 12 de setembro, na sede do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), em Curitiba.

O Vice-Presidente de Relações Institucionais do IRB e Presidente em exercício do TCE-PR, Conselheiro Ivan Bonilha, conduziu a abertura da programação, destacando a importância do programa e ressaltando a dedicação dos Conselheiros presentes em prol do fortalecimento do Controle Externo e da defesa das prerrogativas dos Tribunais de Contas. Também participou da mesa de abertura o Conselheiro Gilberto Jales, Presidente do Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controles Interno e Social do IRB e Membro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN), na qualidade de coordenador da Comissão de Garantia do PNTP.

Durante sua fala, Jales enalteceu o papel do Ouvidor-Geral do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) e Coordenador nacional do programa, Conselheiro Antonio Joaquim, na implementação do PNTP e de iniciativas voltadas ao incentivo da transparência e do controle social, especialmente na aplicação da Lei de Acesso à Informação. Ele destacou, ainda, o impacto dos selos de reconhecimento concedidos pelo programa (Diamante, Ouro e Prata), que têm se consolidado como referência de boas práticas na administração pública.

Por sua vez, Antonio Joaquim agradeceu as palavras de reconhecimento e relembrou fatos da trajetória institucional dos Tribunais de Contas no Brasil. Ele citou momentos de crise institucional, etapas de crescimento da atuação das Cortes e o reconhecimento que os órgãos de controle têm hoje perante a sociedade, especialmente em virtude da qualidade da formação de seu corpo técnico.

 

Programa

O PNTP é uma ação promovida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Tribunal de Contas da União (TCU) e TCE-MT, com o apoio de todos os Tribunais de Contas e Entidades ligadas ao Controle Externo, cujo objetivo é examinar o nível de transparência dos sites institucionais mantidos pelo poder público nas três esferas de governo – federal, estadual e municipal.

O programa realiza a análise conforme índices de excelência de acordo com o atendimento aos parâmetros estabelecidos em normas como a Lei de Acesso à Informação e a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000). Neste ano, mais de 10 mil sites serão avaliados no âmbito do PNTP, o que representa um crescimento de 35% em relação ao número de portais verificados em 2024.

Ao final de cada análise, os portais públicos são classificados em sete níveis de atendimento, os quais correspondem às categorias Diamante, Ouro e Prata – que atendem entre 75% e 100% dos critérios exigidos -; Intermediário e Básico – que atendem entre 30% e 74%; e Inicial e Inexistente – que atendem entre 0% e 29%.

A participação do IRB na Semana da Garantia da Qualidade reafirma o compromisso do Instituto em apoiar iniciativas que estimulam a transparência, fortalecem o controle social e contribuem para a melhoria das políticas públicas no Brasil.

 

 

*Fotos e informações: TCE-PR.