IRB presta homenagem aos professores – Feliz Dia do Professor

No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro.

No dia 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil sancionou a lei que criou o Ensino Elementar no Brasil, estabelecendo que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”.[1]

A jornalista, professora e política brasileira Antonieta de Barros, a primeira negra brasileira a assumir um mandato popular, foi deputada estadual em duas legislaturas de Santa Catarina. Antonieta, que foi pioneira e inspiração para o movimento negro, além de ter contribuído no parlamento, na imprensa e no magistério, foi uma ativa defensora da emancipação feminina, de uma educação de qualidade para todos e pelo reconhecimento da cultura negra, em especial no sul do Brasil. Em sua segunda passagem pelo parlamento, criou a Lei Nº 145, de 12 de outubro de 1948, que instituiu o dia do professor e o feriado escolar em 15 de outubro. Apesar de ter âmbito estadual, essa foi primeira lei que associa a data ao dia do professor.[2]

A data se torna oficial nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.[3]  (Texto Origem Wilipédia, a enciclopédia livre https://pt.wikipedia.org.wiki/Diadoprofessor)  

Neste 15 de outubro, o Instituto Rui Barbosa presta a sua homenagem aos professores que diariamente enfrentam desafios e dificuldades na missão de levar o conhecimento e o saber. Os desafios da educação que já eram grandes antes da pandemia, aumentaram consideravelmente com a nova realidade que foi imposta na sociedade.

A falta de estrutura adequada aos alunos, o não acesso as tecnologias para acompanhar as aulas, a carência econômica, a evasão escolar, entre outras situações, exigem esforços e coragem dos professores para continuar nessa missão de garantir o fundamental e básico, transmitir o conhecimento, instigar à reflexão, formar cidadãos.

Um levantamento feito pelo Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) destaca que 81% de crianças de 4 e 5 anos estão matriculadas em pré-escolas no país, o que significa que cerca de 1,2 milhão de crianças dessa faixa etária ainda não frequentam a escola. Em relação às crianças de 0 a 3 anos, o percentual de atendimento em creches alcança 31%, de forma que é necessário garantir vagas para outras 2,2 milhões de crianças para se alcançar a meta de 50% de atendimento até o ano de 2024 estipulada no Plano Nacional de Educação (PNE). O atendimento às crianças de 4 e 5 anos em pré-escola, de acordo com o PNE, deveria ter alcançado a universalização em 2016 ( continue a leitura aqui)

O Instituto Rui Barbosa é conhecido  por ser o “braço acadêmico” do Sistema de Controle Externo, por conta dos seus eventos, seminários, congressos, revistas técnicas, livros, e por este motivo é que recebeu o slogan de ser A CASA DO CONHECIMENTO DOS TRIBUNAIS DE CONTAS. Assim externa sua gratidão e admiração a todos os professores, educadores, que são verdadeiros heróis que buscam ultrapassar as barreiras e dificuldades para garantir a transmissão do conhecimento.

O IRB tem como Missão

“ Promover a integração, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos métodos e procedimentos de controle externo, aproximando instituições e sociedade, de modo a fortalecer ações que beneficiem a coletividade”.

Nessa busca de fortalecimento da educação e das capacitações fazemos um convite aos professores do Controle Externo para que se cadastrem no “Banco de Talentos do IRB”, que é uma fermenta criada e desenvolvida pelas Escolas de Contas dos Tribunais e Comitê de Aperfeiçoamento Profissional do IRB para registro de docentes das áreas dos currículos pedagógicos e programa de formação dos auditores de controle externo, de jurisdicionados, membros e de controle social.

O Banco de Talentos consiste num banco de dados com as informações dos professores/instrutores dos Tribunais de Contas, que tem interesse em ministrar cursos, palestras e treinamentos nos tribunais de contas.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI : https://talentos.irbcontas.org.br/

Ainda, neste Dia do Professor, o presidente do Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa, Cezar Miola, destaca em um artigo que “se o vírus trouxe restrições sociais e econômicas, angústia, dor e luto, produziu indiretamente experiências que reafirmam a resiliência desses profissionais para garantir a tantos estudantes a chance de continuar aprendendo”. Leia em: 

Não desistir

Referências

1.     ↑ «LEI DE 15 DE OUTUBRO DE 1827 – Publicação Original – Portal Câmara dos Deputados». www2.camara.leg.br. Consultado em 9 de outubro de 2018

2.     ↑ Fernanda da Escóssia (ed.). «A filha de ex-escrava que virou deputada e inspira o movimento negro no Brasil». BBC Brasil. Consultado em 15 de outubro de 2021

3.     ↑ LEI Nº 145, DE 12 DE OUTUBRO DE 1948 (14 de outubro de 1948). «LEI Nº 145, DE 12 DE OUTUBRO DE 1948 – Dia do Professor». Assembleia Legislativa de Santa Catarina – SC. Consultado em 15 de outubro de 2020

 

 

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Rolar para cima