IRB recomenda atenção especial ao preenchimento do questionário sobre novos critérios do MMD-TC

2 outubro, 2025
Equipe Instituto Rui Barbosa

O Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do seu Comitê Técnico de Gestão da Informação e do Conhecimento, recomenda aos Tribunais de Contas de todo o país especial atenção ao responder o questionário encaminhado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). A pesquisa em andamento trata da viabilidade de implementação de novos critérios de avaliação no Marco de Medição do Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC).

Em especial, o IRB orienta que as questões referentes aos temas Gestão e Compartilhamento do Conhecimento (item 15) e Disponibilização e Acesso à Informação – Biblioteca (item 18) sejam direcionadas aos bibliotecários ou responsáveis pelas unidades de Biblioteca. Esses profissionais são diretamente ligados aos processos de trabalho que envolvem organização, tratamento e disseminação da informação, sendo fundamentais para garantir respostas precisas e qualificadas.

O levantamento diagnóstico realizado pela Atricon representa uma oportunidade estratégica para aprimorar a gestão do conhecimento nos Tribunais de Contas. Mais do que uma etapa técnica, trata-se de um processo que fortalece a inteligência coletiva das Cortes, reforça a missão constitucional de zelar pelo uso adequado dos recursos públicos e contribui para consolidar práticas inovadoras de gestão da informação.

Nesse contexto, as Bibliotecas ganham destaque como centros dinâmicos de aprendizagem, cultura e cidadania, conectando pessoas, ideias e saberes em um cenário de constantes transformações. A participação ativa dos profissionais da área é, portanto, essencial para que os resultados do MMD-TC reflitam de forma fidedigna a realidade e potencial das instituições de controle.