Com foco na sustentabilidade e nos impactos ambientais nas Políticas Públicas, o Painel 3 do IX Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas (IX CICPP) abordará o tema “Mudança Climática” no dia 29 de maio, às 10h, no Centro de Convenções do Amazonas – Vasco Vasques, em Manaus-AM.
A mesa contará com especialistas de diversas áreas que trarão diferentes perspectivas sobre os desafios ambientais enfrentados pelo Brasil e pelo mundo. Entre os painelistas confirmados está Carlos Nobre, Cientista Sênior do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), que falará sobre a conservação de florestas e sua relação com as mudanças climáticas.
O debate também contará com a participação de Tadahiro Tsubouchi, Consultor Jurídico do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), que abordará o direito sanitário e a sustentabilidade, reforçando a conexão entre saúde pública e meio ambiente. Já Marcela Arruda, Secretária Municipal de Gestão da Prefeitura de São Paulo, tratará da importância do controle nas compras públicas sustentáveis, destacando o papel da administração pública na promoção de práticas responsáveis.
Representando o Ministério Público de Contas do Estado do Amazonas (MPC-AM), o Procurador Ruy Marcelo Alencar de Mendonça discutirá os desafios e impactos da mudança climática para a Amazônia e suas populações tradicionais, trazendo um olhar essencial sobre a região que será foco da COP 30.
A mediação ficará a cargo do Conselheiro Reginaldo Parnow Ennes, Presidente do Comitê Técnico de Estudos e Sistematização da Administração Pública do Instituto Rui Barbosa (IRB) e do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP).
O IX CICPP é promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), e acontece de 26 a 29 de maio de 2025, com o tema central “Desenvolvimento e Controle: Políticas Públicas Descentralizadas e a COP 30”. O evento busca ampliar o protagonismo dos Tribunais de Contas no debate internacional sobre sustentabilidade, em um momento estratégico para o Brasil.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site: https://ix.congressoirb.org.br/
O evento conta com o patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC-Sesc/Senac), e o apoio institucional dos Tribunais de Contas de Angola, Espanha e Portugal, da Escola de Contas Públicas do TCE-AM, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas (ANTC), da Associação das Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR), do Instituto de Estudos Técnicos e Investigação da Argentina (IETeI) e do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (IBRAOP).