LabContas: plataforma desenvolvida pelo TCU celebra 10 anos

Equipe Instituto Rui Barbosa

Desenvolvido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o Laboratório de Informações para o Controle (LabContas) atua como um repositório central de dados e informações para o controle, possibilitando o cruzamento dessas bases de dados e a oferta de soluções em analytics. Para comemorar os 10 anos do laboratório, foi realizado na manhã desta quarta-feira (08/05), no Auditório Ministro Pereira Lira, na sede do TCU, em Brasília-DF, o encontro “LabContas 10 Anos: Celebrando o Passado, Construindo o Futuro”.

A abertura do evento foi realizada pelo Ministro do TCU, Agusto Nardes, representando o presidente da Corte, Ministro Bruno Dantas, que saudou a todos os presentes ressaltando a importância do trabalho em rede realizado pelos Tribunais de Contas brasileiros. “Essa celebração dos 10 anos do Labcontas demonstra exatamente essa capacidade que os Tribunais de Contas têm de dialogar e trabalhar juntos, cruzando dados e informações, potencializando o controle externo”, afirmou.

“O Brasil é um país de grandes dimensões e de grandes desigualdades também, e que precisa, obviamente, de planejamento e gestão. Para planejar e governar exige conhecer. Para conhecer exige disponibilidade de dados e informações, e essa disponibilidade não se faz sem uma rede estruturada e bem organizada, com pessoas treinadas e capacitadas e, principalmente, que essas informações estejam disponíveis. Por isso, comemoramos os 10 anos do LabContas, por ter alcançado esse feito, de promover a integração de todos os Tribunais de Contas”.

A declaração foi proferida pelo Diretor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Rui Barbosa (IRB) e Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TC-DF), Conselheiro André Clemente Lara, que representou a presidência do IRB durante o encontro, integrando o dispositivo de honra na abertura do evento.

Temas relacionados ao uso de dados e perspectivas de novas soluções e funcionalidades para o LabContas foram apresentados e debatidos em quatro palestras no decorrer desta manhã.

As exposições iniciaram com a palestra do Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) e membro da Comissão de Coordenação-Geral da Rede Nacional de Informações Estratégicas para o Controle Externo (Rede InfoContas), Márcio Marinot, discorrendo sobre a atuação integrada da Rede InfoContas e o LabContas.

Na sequência, o Procurador da República e Titular da Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise (Sppea) do Ministério Público Federal (MPF), Daniel Lôbo, ministrou a palestra “Aplicação do LabContas em ações institucionais do MPF”.

Os Auditores Federais de Controle Externo do TCU, Mônica Cotrim, Secretária  de Ouvidoria e Segurança da Informação; e Aloísio Dourado, Auditor-chefe adjunto da Unidade de Auditoria Especializada em Métodos e Inovação para o Controle, encerraram a programação do evento discorrendo sobre os impactos do LabContas das ações de controle externo e as perspectivas de futuro do LabContas frente à inteligência artificial, respectivamente.

Além do Conselheiro André Clemente e do Ministro Augusto Nardes, integraram o dispositivo de honra do encontro a Procuradora-Geral do Mistério Público de Contas junto ao TCU, Cristina Machado; os Conselheiros Edilson Silva, Presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon); Luiz Antonio Guaraná, Presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC); Heloísa Helena Godinho, Conselheira Substituta do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), representando a Associação Nacional de Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), e os Coordenadores da Rede Infocontas, Conselheiro Renato Rainha, do TC-DF; e o Conselheiro Sebastião Carlos Ranna, Ouvidor do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES).