Livro sobre a gestão do TCE-RJ no período de 2021 a 2024 destaca parceria estratégica com o IRB

Equipe Instituto Rui Barbosa

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) lançou, em 31 de dezembro de 2024, um livro que reúne as principais iniciativas e conquistas dos últimos quatro anos, período em que o Conselheiro Rodrigo Melo do Nascimento esteve à frente da presidência da Corte de Contas fluminense. A publicação destaca as transformações promovidas nos biênios 2021-2022 e 2023-2024, com ênfase na modernização institucional, na promoção da transparência, na valorização de seus servidores e nas parcerias estratégicas.

Composto por quatro capítulos, o livro “Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro 2021-2024” documenta as ações realizadas pelo TCE-RJ, destacando de forma especial as iniciativas conduzidas em colaboração com o Instituto Rui Barbosa (IRB). Durante o biênio 2022-2023, o Conselheiro Rodrigo Nascimento liderou o Comitê Técnico de Concessões, Parcerias Público-Privadas e Privatizações dos Tribunais de Contas do IRB. Já no biênio 2024-2025, Rodrigo Nascimento passou a integrar a Diretoria de Desenvolvimento e Políticas Públicas do Instituto.

Entre os destaques, a obra ressalta o compromisso do TCE-RJ e do IRB com o aprimoramento e a modernização do Sistema de Controle Externo brasileiro, evidenciado pela realização de eventos e cursos como o Seminário Controle Externo e o Novo Marco Legal do Saneamento Básico, o 5º Encontro Técnico sobre Fiscalização de Concessões e PPPs pelos Tribunais de Contas, o 3º Encontro de Auditorias Internas dos Tribunais de Contas, o XIV Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil e as duas edições do Curso Doutrina de Inteligência aplicada ao Controle Externo, momentos que contaram com a participação de Membros e servidores dos Tribunais de Contas de todo o país, além de especialistas e autoridades nessas áreas.

O livro também destaca a colaboração do IRB na promoção de debates sobre boas práticas e soluções inovadoras, especialmente nas áreas de concessões, parcerias público-privadas e universalização do saneamento básico, contribuindo para a melhoria contínua da qualidade dos serviços públicos.

Outro ponto relevante foi a atuação conjunta entre o IRB e o TCE-RJ no compartilhamento de metodologias inovadoras de fiscalização e na implementação de ferramentas tecnológicas. Essas iniciativas resultaram em maior eficiência, integridade e segurança nos processos de auditoria.

O presidente do IRB, Conselheiro Edilberto Pontes, ressaltou a importância da parceria, destacando os avanços significativos alcançados no Controle Externo brasileiro. “Essa colaboração continuará a gerar importantes contribuições para o aprimoramento da gestão pública e o fortalecimento da democracia”, afirmou.

A publicação do livro simboliza o êxito de uma gestão pautada pela inovação e pelo compromisso com a sociedade, consolidando os resultados positivos obtidos pelo TCE-RJ.