Membro da Diretoria do IRB integra dispositivo de honra durante solenidade de abertura do 8º CONACON

13 agosto, 2025
Equipe Instituto Rui Barbosa

O Diretor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Rui Barbosa (IRB) e Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Conselheiro Domingos Taufner, representou o Presidente do IRB, Conselheiro Edilberto Pontes, na solenidade de abertura da 8ª edição do Congresso Nacional de Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (CONACON). O evento ocorreu no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió-AL.

Taufner integrou o dispositivo de honra ao lado do anfitrião, Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL) e Membro da Diretoria do IRB, Conselheiro Fernando Toledo, e da Presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), Thaísse Craveiro, entidade realizadora do congresso. Também prestigiaram a cerimônia Membros e Procuradores do TCE-AL, além de representantes de instituições do Sistema de Controle Externo e dos Poderes Legislativo e Executivo de Alagoas.

A palestra magna de abertura, com o tema “A Discricionariedade Administrativa e o Alcance do Controle de Legitimidade feito pelos Tribunais de Contas”, foi ministrada pela renomada jurista Maria Sylvia Zanella Di Pietro. Professora Titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), ex-Procuradora do Estado de São Paulo e autora da consagrada obra “Direito Administrativo”, com mais de 35 edições, Di Pietro apresentou reflexões sobre o papel constitucional das Cortes de Contas diante de um cenário cada vez mais complexo e digitalizado. Em sua fala, destacou aspectos como simetria institucional, governança e inovação no controle da Administração Pública.

Realizado até o dia 15 de agosto, em Maceió, o 8º CONACON reúne Membros e Auditores do Sistema de Controle Externo, especialistas do setor público, acadêmicos e representantes da sociedade civil para uma imersão em conhecimento, inovação e fortalecimento institucional. Com o tema central “Controle Externo Constitucional, simetria e inteligência institucional na era digital”, a programação estimula debates estratégicos para a governança pública, visando alinhar cada vez mais a atuação dos Tribunais de Contas à Constituição e aos princípios republicanos.

A programação completa está disponível no hotsite: https://conacon.com.br/.