Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Rui Barbosa (IRB) e Membro do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio), o Conselheiro Felipe Galvão Puccioni recebeu, nesse sábado (30/11), o título de Doctor of Philosophy (PhD) com “A Mais Alta Distinção” da Universidade de Cambridge. A cerimônia de graduação aconteceu na histórica Great St Mary Church, onde desde o século XIII títulos acadêmicos da Universidade de Cambridge são oficialmente conferidos.
“Concluindo, esta tese é uma conquista notável que incorpora os mais altos ideais da pesquisa acadêmica. A dedicação, o rigor metodológico e a análise perspicaz de Felipe formam um trabalho de qualidade e significância excepcionais. É com grande entusiasmo que esta tese é recomendada para aprovação com a nota mais alta, reconhecendo sua profunda contribuição para a pesquisa educacional e seu potencial para efetuar mudanças significativas na política e prática educacional”, diz o texto de conclusão dos examinadores da Tese do Conselheiro Puccioni.
Os examinadores afirmaram, ainda, que “a tese não apenas atende, mas supera os mais altos padrões acadêmicos, merecendo inequivocamente aprovação com ’A Mais Alta Distinção’”, concluem.
Puccioni mostrou em sua pesquisa que com práticas simples e eficazes de gestão, as escolas podem dobrar sua produtividade. Alunos das escolas tratadas pelo Programa Ciência e Gestão pela Educação (PCGE) – intervenção criada pelo Conselheiro Puccioni para implementar as melhores práticas de gestão nas escolas públicas – adquiriram em 2 anos o aprendizado que as escolas não tratadas levariam 4 anos para alcançar.
O programa foi implementado através de uma parceria entre o TCMRio, a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SMERJ) e a Universidade de Cambridge. O programa teve um custo anual por aluno de R$ 42,00. Um valor irrisório se considerarmos que o custo de um ano de aprendizado de um aluno no Município do Rio de Janeiro gira em torno de R$ 17.000,00.
O Conselheiro Puccioni, que começou seu PhD em outubro de 2020, em plena pandemia, agora faz parte do seleto quadro de “alumni” do Trinity College e da Universidade de Cambridge. O Trinity College é o college mais prestigiado entre os 33 que compõem a Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Entre seus ex-alunos estão vários Presidentes, Reis, Primeiros-Ministros e cientistas. O seu mais eminente membro foi Isaac Newton, considerado o pai da física moderna. Outros famosos que lá estudaram foram os Reis Charles III (atual Rei do Reino Unido) e George IV; Lord Byron; Alan Turing, considerado o pai da computação; o naturalista, geólogo e biólogo Charles Darwin; o físico e químico Ernest Rutherford; e o grande matemático indiano Srinivãsa Rãmãnujan, retratado no filme “O Homem que Viu o Infinito”, entre outros grandes cientistas.