Membros da Diretoria do IRB participam do 22º Encontro Internacional de Juristas, no Uruguai

Equipe Instituto Rui Barbosa

Membros da Diretoria do Instituto Rui Barbosa (IRB) estão participando, entre os dias 25 e 28 de janeiro, em Montevidéu, do 22º Encontro Internacional de Juristas, evento promovido pela Rede Internacional de Excelência Jurídica que reúne autoridades, magistrados, membros de Tribunais de Contas, representantes do Ministério Público, acadêmicos e especialistas de diversos países. A iniciativa tem como objetivo principal fomentar o intercâmbio internacional de experiências, fortalecer o diálogo institucional e aprofundar reflexões sobre temas contemporâneos do Direito, da governança pública e do controle da Administração Pública.

A programação do Encontro contempla mesas temáticas e conferências magnas voltadas a assuntos como vulnerabilidades sociais, direitos fundamentais, proteção de grupos em situação de risco, inteligência artificial e automação, relações de trabalho, governança, cooperação internacional e o papel dos Tribunais de Contas no fortalecimento do Estado Democrático de Direito. Além das atividades acadêmicas, o evento inclui uma agenda institucional com visitas à Suprema Corte de Justiça do Uruguai e ao Parlamento uruguaio, reforçando o caráter integrador e internacional da iniciativa.

A delegação do Instituto Rui Barbosa no evento é composta pelo Conselheiro Edilberto Pontes (TCE-CE), Presidente do IRB; e pelos Conselheiros: Sebastião Helvecio (TCE-MG), Vice-Presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão; André Clemente Lara (TC-DF), Diretor de Desenvolvimento Institucional; Severiano Costandrade (TCE-TO), Tesoureiro; José Brito Bezerra (TCE-RR), Diretor de Relações Institucionais; Reginaldo Parnow (TCE-AP), Presidente do Comitê Técnico de Estudos e Sistematização da Administração Pública; Ivan Bonilha (TCE-PR), Vice-Presidente de Relações Institucionais; Inaldo Araújo (TCE-BA), Vice-Presidente de Auditoria; além do Conselheiro Inácio Magalhães Filho e da Conselheira Cilene Lago Salomão, Membros do Conselho Fiscal do Instituto.

 

Nesta segunda-feira (26/01), o Presidente do Instituto Rui Barbosa, Conselheiro Edilberto Pontes, teve participação de destaque ao presidir a Mesa Temática I, responsável pela abertura dos trabalhos acadêmicos do Encontro. A mesa abordou questões relacionadas às vulnerabilidades sociais e aos desafios contemporâneos enfrentados pelos sistemas de Justiça, com especial atenção aos impactos do envelhecimento populacional, às situações de emergência social e à necessidade de respostas institucionais articuladas entre os países da América do Sul e da Europa.

Ao conduzir os debates, o Presidente do IRB coordenou reflexões que dialogam diretamente com o papel das instituições de controle e do sistema de Justiça na formulação e no acompanhamento de Políticas Públicas voltadas à proteção de direitos fundamentais, à redução de desigualdades e ao fortalecimento da atuação estatal em contextos de maior vulnerabilidade. O momento também permitiu a troca de experiências internacionais sobre modelos institucionais, boas práticas e desafios comuns, reforçando a importância da cooperação jurídica e do Controle Externo como instrumentos de promoção da cidadania e da boa governança.

As palestras da Mesa Temática I foram proferidas pelo Dr. Elísio Costa Amorim, ex-Deputado da Assembleia da República portuguesa e Membro do Conselho Superior da Ordem dos Advogados de Portugal, e pela Juíza de Paz de Canelones (Uruguai), Dra. Maria Carolina Dobarro.

Nos demais dias de programação, outros Membros da Diretoria do IRB participarão das mesas temáticas e conferências, entre eles o Conselheiro Sebastião Helvecio, que presidirá debates voltados à governança e à atuação internacional dos Tribunais de Contas, e do Conselheiro Ivan Bonilha, que integrará as discussões sobre articulação institucional e fortalecimento das redes de cooperação entre órgãos de controle.

 

Homenagem

Durante a programação do Encontro, o Conselheiro Sebastião Helvecio, Vice-Presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Rui Barbosa, foi homenageado pela Rede Internacional de Excelência Jurídica com a entrega de uma Carta de Agradecimento, em reconhecimento aos dez anos de relevantes contribuições científicas de alto nível prestadas ao intercâmbio jurídico internacional. A homenagem destacou sua trajetória marcada pela liderança e capacidade de articulação entre diferentes países e culturas jurídicas, ressaltando sua atuação em favor da excelência acadêmica, da ética e do fortalecimento dos princípios gerais do Direito, valores que orientam a atuação da Rede e dialogam diretamente com a missão institucional do IRB.