Membros da Diretoria do IRB participam e são homenageados em premiação nacional sobre governança pública

5 novembro, 2025
Equipe Instituto Rui Barbosa

Foi realizada, nessa terça-feira (4/11), na sede da Confederação Nacional da Indústria, em Brasília-DF, a 6ª edição do Prêmio Rede Governança Brasil (RGB 2025), uma das mais importantes celebrações nacionais dedicadas ao reconhecimento de práticas e lideranças comprometidas com a ética, a transparência e a excelência na gestão pública. A cerimônia reuniu autoridades, gestores, acadêmicos e servidores públicos de todo o país, reafirmando o propósito da Rede de fortalecer a governança como instrumento de desenvolvimento e justiça social.

A edição 2025 do prêmio teve como base de avaliação o Índice ESG de Governança Pública (ISGO), do Tribunal de Contas da União (TCU), considerando os pilares ambiental, social e de governança como fundamentais para uma administração moderna e sustentável. A comissão julgadora destacou a importância de reconhecer estruturas que aliam integridade, inovação e impacto social concreto, com atenção especial à equidade, diversidade e práticas antidiscriminatórias por meio da governança.

O Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselheiro Edilberto Pontes, prestigiou o evento e foi convidado a compor o palco para entregar o troféu na categoria Pronagov Municípios (50 a 100 mil habitantes), cujo vencedor foi o município de Primavera do Leste (MT). Em sua fala, Edilberto Pontes ressaltou a importância da iniciativa e o papel dos Tribunais de Contas na promoção da boa governança. “É uma honra para o Instituto Rui Barbosa participar deste momento. O Prêmio mostra que o Brasil é viável, que o Brasil pode melhorar. Parabenizo o Ministro Nardes e todos que constroem diariamente essa Rede que inspira a transformação pela governança.”

Durante seu discurso, o Embaixador da RGB e Ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, destacou a atuação do IRB e dos Tribunais de Contas nas iniciativas ligadas à Auditoria mundial de clima, projeto coordenado pelo TCU com o apoio de instituições internacionais.

Outro momento de destaque da noite foi a homenagem ao Conselheiro Sebastião Helvecio, Vice-Presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do IRB e Coordenador da RGB, condecorado com a Medalha e Comenda Ministro João Augusto Ribeiro Nardes – Immortels Pro governat et integrate, em reconhecimento à sua trajetória de contribuição à governança pública e à sua atuação institucional. O Ministro Nardes o mencionou como “nosso representante do Tribunal de Contas”, enfatizando seu papel na disseminação da cultura da governança e na articulação de projetos estratégicos dentro e fora do país.

Em suas palavras de encerramento, a Presidente da RGB, Cristiane Nardes, ressaltou que a governança pública é “um caminho sem volta”, conduzindo o Brasil à eficiência, integridade e confiança. O Ministro Nardes, por sua vez, reafirmou o legado da Rede ao lembrar que “a cultura da governança é o caminho para que a sociedade brasileira receba o seu melhor serviço público”.

Ao longo dessas seis edições, o Prêmio Rede Governança Brasil reforça a importância do trabalho colaborativo e do compromisso das instituições de controle na construção de uma Administração Pública mais transparente, íntegra e orientada para resultados sustentáveis.