O 7º Fórum Nacional de Controle, promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), com a parceria do Instituto Rui Barbosa (IRB), nos próximos dias 5 e 6 de outubro, incentivará uma série de debates sobre temas de interesse global. Dividida em cinco painéis, a programação contempla assuntos como mudanças climáticas, transição energética, implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil, além de inteligência artificial e sustentabilidade.
Organizado pelo Ministro do TCU, Augusto Nardes, o evento deste ano fomentará discussões e matérias relevantes para os países que compõem o G20, grupo que será presidido pelo Brasil a partir de 1º de dezembro. No mesmo período, o TCU assumirá a liderança da SAI20, entidade que reúne as instituições de controle dos países-membros do G20.
Para o ministro do TCU, o encontro é uma oportunidade de aproximar esferas de governo e direcionar forças para aperfeiçoar a atuação do Estado.
O Presidente do Instituto Rui Barbosa, Conselheiro Edilberto Pontes, será representado na ocasião pelo Conselheiro Severiano Costandrade, Membro da Diretoria do IRB e Corregedor do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO).
O Vice-presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do IRB, Conselheiro Sebastião Helvécio, irá palestrar no Painel 5 do Fórum que tem como tema “A Hora da Sustentabilidade no Levantamento de Governança do TCU”.
O 7º Fórum Nacional de Controle tem como tema o Desenvolvimento Sustentável e o Controle – Conectando Fiscalizações, Governança e Sustentabilidade e acontecerá em formato híbrido – presencial e on-line – aberto à participação de todos os interessados.