Ivan Bonilha apresenta a NBASP 3 no Congresso Internacional dos Tribunais de Contas

IRB lança NBASP 3 no Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, com versão digital para download

Ana Clara

A NBASP 3 foi lançada no 1º Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, em Foz do Iguaçu (PR)

O Instituto Rui Barbosa (IRB) lançou nesta terça-feira (12 de novembro) as Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público de Nível 3 (NBasp 3). A publicação, aguardada por auditores e técnicos de todos os Tribunais de Contas brasileiros, já está disponível para download neste link. O lançamento da obra fez parte da programação oficial do 1º Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Foz do Iguaçu (PR).

Após tanto esforço empreendido, nos sentimos recompensados por essa conquista”

, afirmou o conselheiro Ivan Bonilha (TCE-PR), presidente do IRB.

O vice-presidente de Auditorias do IRB, conselheiro Inaldo Araújo (TCE-BA), concordou: “Esse é um trabalho desenvolvido ao longo de muito tempo”. Ambos parabenizaram os integrantes do Comitê de Normas de Auditoria da entidade pela dedicação à consolidação dos textos.

NBasp

As NBasp são emitidas pelo IRB e constituem um instrumento para promover a competência, a qualidade e a credibilidade da auditoria do setor público no Brasil e, por conseguinte, contribuir para o melhor desempenho institucional dos órgãos de controle externo. Elas adotam como base as normas profissionais da Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Intosai), utilizadas em escala global.

As recém-lançadas NBasp 3 consolidam o conjunto básico de normas do IRB. Elas tratam dos requisitos obrigatórios para auditorias do setor público, com o detalhamento das diretrizes que devem ser obedecidas quando da realização de auditorias operacional e de conformidade.

Enquanto isso, as NBasp de nível 1 definem os princípios básicos e os pré-requisitos para o adequado funcionamento dos tribunais de contas brasileiros. Já as NBasp 2 estabelecem os fundamentos de todos os trabalhos de auditoria do setor público – financeira, operacional e de conformidade.


Confira outras notícias em nosso blog.

Siga o IRB nas redes sociais:
Copyright © IRB – Instituto Rui Barbosa.
Tribunal de Contas do Estado do Paraná – Praça Nossa Senhora de Salette – S/Nº – Centro Cívico Curitiba – Paraná / PR – CEP 80530-910 Brasil