Normas 200 e 2000 sobre Auditoria Financeira do Setor Público são publicadas pelo IRB

Equipe Instituto Rui Barbosa

Foram publicadas, no último dia 30 de novembro, pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), as Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP) 200 e 2000, em evento realizado durante a programação das ações comemorativas aos 50 anos do IRB, integrando as atividades do III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (III CITC), que ocorreu entre os dias 28 de novembro a 1º de dezembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

As NBASPs são uma iniciativa do IRB, gerenciada pelo seu Comitê Técnico de Auditoria do Setor Público, que tem por objetivo principal alinhar os trabalhos de fiscalização dos Tribunais de Contas brasileiros a um padrão metodológico internacionalmente aceito, que são os pronunciamentos profissionais da Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI).

O processo de tradução dos pronunciamentos da INTOSAI que resultaram nas NBASP 200 – Princípios de Auditoria Financeira e NBASP 2000 – Aplicação das Normas de Auditoria Financeira, é realizado a partir da parceria entre o IRB, o Tribunal de Contas da União (TCU), a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), com a supervisão do Banco Mundial e colaboração do curso de Ciências Contábeis do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

O Presidente do IRB, Conselheiro Edilberto Pontes, realizou o lançamento oficial das NBASPs 200 e 2000 em ação no estande do Instituto, localizado no espaço de exposições do III CITC. O momento foi prestigiado por Membros e servidores dos Tribunais de Contas de todo o país.

“A entrega dessas NBASPs é motivo de muito orgulho para todos nós que fazemos o Instituto Rui Barbosa. É um trabalho árduo fazer a tradução das ISSAI, já participei de diversas reuniões e pude perceber o cuidado com cada palavra e expressão que se traduz, para que possamos obter o real valor daquilo que está contido em cada pronunciamento (ISSAI), e assim colocarmos o Sistema Tribunais de Contas do Brasil em patamares de qualidade internacional”, declarou Edilberto Pontes.

O Conselheiro Inaldo Araújo, Membro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia e Presidente do Comitê Técnico de Auditoria do Setor Público do IRB, também participou do momento de lançamento das normas. “O Conselheiro Edilberto Pontes determinou que ampliássemos o número das novas normas de Auditoria, e graças à ação conjunta do Banco Mundial, do STN, do TCU, do TCE da Bahia, entre outros, conseguimos não só tornar pública a Norma 200 de Auditoria Financeira, mas também a Norma 2000, que trata da aplicação da Auditoria Financeira”, destacou.

Clique AQUI e acesse o hotsite dedicado às Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP).