“Educação é da Nossa Conta – Na Estrada” leva minicursos gratuitos para fortalecer a educação pública em Salvador

Equipe Instituto Rui Barbosa

No dia 31 de julho, a capital baiana será palco de uma grande mobilização em defesa da educação pública na Bahia. O Colégio Estadual Barros Barreto, localizado no Subúrbio Ferroviário de Salvador/BA, sediará a quinta edição do “Educação é da Nossa Conta – Na Estrada”, encontro técnico itinerante que une formação, articulação institucional e participação cidadã.

Trata-se de uma iniciativa pioneira de articulação entre os Tribunais de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) e dos Municípios do Estado da Bahia (TCM/BA), o Tribunal de Justiça (TJBA), o Ministério Público (MP/BA), Defensoria Pública (DPE/BA), os Ministérios Públicos de Contas do Estado da Bahia (MPC/BA), a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC/BA), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A ação conta com o apoio institucional do Instituto Rui Barbosa.

Após visitar Territórios de Identidade Litoral Norte e Agreste Baiano, Sertão do São Francisco, Costa do Descobrimento e Extremo Sul, chegou a vez da Região Metropolitana de Salvador para reunir gestores municipais, comunidade escolar, comunidade acadêmica e representantes dos controles social, interno e externo para debater acerca de temas desafiadores cruciais da educação, abordados em 11 minicursos presenciais gratuitos oferecidos no encontro.

Ao longo do dia, os participantes terão acesso a dois minicursos, um em cada turno, para aperfeiçoar conhecimentos técnicos, visando uma efetivação de políticas educacionais. Os temas vão direto ao ponto: financiamento da educação, inclusão, combate ao racismo, uso de dados para acompanhamento, Programa Nacional de Alimentação Escolar, transparência, direitos humanos, planejamento orçamentário e muito mais. Tudo com uma abordagem prática, voltada para quem faz a educação acontecer no dia a dia.

Ainda são disponibilizados atendimentos técnicos do FNDE, orientações práticas do Ministério Público de Contas (MPC) e, pela primeira vez, um balcão da Ouvidoria do TCE/BA para esclarecer dúvidas e fazer uma escuta direta da população.Para fortalecer esse evento especial e estabelecer uma conexão real com os beneficiários da política educacional, foi produzido um vídeo institucional da quinta edição gravado no próprio colégio que sediará o evento. O material tem como protagonistas os estudantes da escola, que assumem o papel de anfitriões, utilizando uma linguagem inspirada no hip hop – ritmo que traduz a vivência, os desafios e as potências da juventude periférica. Mais do que uma chamada para o evento, o vídeo é um gesto de escuta e valorização de quem vive a educação pública todos os dias. Assista e compartilhe esse convite construído por e para quem faz a escola acontecer.

As inscrições vão até o dia 25 (sexta-feira) e a programação completa está disponível em: https://educacaoedanossaconta.ba.gov.br/naestrada/salvador