Observatório da Indústria da FIEC é apresentado ao Presidente do IRB e Conselheiros dos Tribunais de Contas do Acre e Ceará

Equipe Instituto Rui Barbosa

Nessa terça-feira (09/01), o Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselheiro Edilberto Pontes, participou de uma visita às instalações do Observatório da Indústria, equipamento desenvolvido e administrado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

O momento foi organizado pelo Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), Ronald Polanco Ribeiro, e contou com a participação dos presidentes do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), Rholden Queiroz, que integra a Diretoria de Desenvolvimento e Politicas Públicas do IRB; da Assembleia Legislativa do Estado do Acre, Deputado Luiz Gonzaga; e do Sinduscon-AC, Carlos Afonso; além dos engenheiros civis Sérgio Nakamura e Renan Batista.

Ricardo Cavalcante, Presidente da FIEC e Vice-Presidente Executivo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), apresentou o Observatório da Indústria à comitiva, junto com o líder do equipamento e diretor de Inovação da FIEC, Sampaio Filho.

“Esta é uma oportunidade muito grande que temos de reduzir o Custo Brasil, junto aos Tribunais de Contas, nessas iniciativas mais burocráticas. Eles saem daqui animados, pois a maneira conservadora com que eles tratam as informações se transforma em uma forma mais tecnológica e digital. Isso traz mais segurança para eles e desburocratiza vários processos, possibilitando a entrega de informações de excelência para que estados e municípios possam trabalhar com mais transparência”, ressaltou Cavalcante.

Também estiveram presentes o Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes; o Coordenador Técnico de Prospectiva e Cooperação do Observatório, Lucas Emerson, além da pesquisadora e Assessora da Diretoria de Inovação da FIEC, Priscila Caracas.

 

Observatório da Indústria

O Observatório da Indústria do Sistema FIEC tem a missão de construir e articular conhecimento com foco em inteligência competitiva, de forma a subsidiar o desenvolvimento econômico cearense, nordestino e brasileiro.

Os profissionais que compõem o Observatório possuem alto nível acadêmico e qualidade técnica, provenientes de áreas de conhecimento distintas e complementares. Essa multidisciplinaridade tornou-se uma das peças fundamentais para a consistência dos resultados.

Os trabalhos são realizados por meio de três vertentes de atuação: Soluções Analíticas, Inteligência Competitiva, além da Prospectiva e Cooperação Estratégica.

Conheça mais em: https://www.observatorio.ind.br/.