Membros da Diretoria e da equipe técnica do Instituto Rui Barbosa (IRB) estiveram presentes na reunião promovida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), nesta quinta-feira (13/03), em João Pessoa (PB), durante o Encontro Técnico do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC) e das Redes, Comissões e Comitês da Atricon e do IRB.
Representando o Instituto, o Coordenador-Geral, Juraci Muniz Júnior, e o Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão e Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Jailson Viana de Almeida, reforçaram a importância da cooperação entre as Entidades para o aprimoramento do Controle Externo no Brasil.
A reunião teve como foco o acompanhamento das entregas realizadas no âmbito dos projetos da Atricon, a modernização dos sistemas de gestão e o fortalecimento da integração entre as instituições parceiras.
Durante a discussão, o Conselheiro Jailson Viana de Almeida enfatizou a evolução do MMD-TC e os desafios ainda presentes. “Avançamos muito no MMD-TC, mas alguns pontos ainda precisam ser revisados. No planejamento, é difícil chegar a 100% do que se imaginou no início, mas estamos buscando alcançar o planejamento em sua essência. Contem conosco. Nossa ideia é atingir todos esses objetivos”, destacou. Outro ponto de destaque foi a necessidade de aprimorar o monitoramento de indicadores dos projetos por meio do sistema Jira.
O Presidente da Atricon, Conselheiro Edilson Silva, reforçou a importância de manter atualizados os registros das entregas realizadas, mesmo aquelas não previstas inicialmente, para garantir transparência e accountability. Também foram debatidas questões como a automação da gestão da entidade, a implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e a possibilidade de criação de um sistema de benefícios para os servidores dos Tribunais de Contas.
A reunião desta quinta-feira deu continuidade ao encontro realizado na noite anterior, quando o Assessor Técnico em Gestão Estratégica da Atricon, Márcio Alves, orientou os secretários executivos sobre o preenchimento do formulário de diagnóstico dos projetos.
O Conselheiro Jailson Viana de Almeida explicou que essa ferramenta permitirá acompanhar o andamento das iniciativas e, se necessário, ajustar as estratégias para garantir sua efetividade. “Temos a missão de, no futuro, criar um mecanismo de avaliação da efetividade dessas políticas na ponta, para ver se estão surtindo efeito e satisfazendo o usuário”, concluiu.
A participação do IRB na reunião reforça seu compromisso com a excelência na gestão pública e seu papel estratégico no fortalecimento da governança e da transparência nos Tribunais de Contas em todo o país.