Congresso Internacional

Pré-Congresso II CITC – apresentação dos trabalhos Científicos

Apresentações dos Trabalhos Científicos no II CITC

Começou hoje 09/11, o II Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, em João Pessoa/PB, em formato híbrido. No primeiro dia de pré-evento estão ocorrendo as Reuniões Técnicas e Encontros dos Comitês dos Tribunais de Contas e apresentação dos Trabalhos Científicos aprovados para a composição dos Anais do Congresso. O evento contará com um amplo debate sobre “Os tribunais de Contas e o mundo em transformação”.

Os trabalhos da parte da manhã foram conduzidos pelo moderador Gleison Mendonça Diniz do TCE/CE. Ao todo foram selecionados 12 artigos,  para comporem os Anais do II Congresso Internacional dos Tribunais de Contas.

SALA 01 – Anais do Congresso | 09h ás 12h – Manhã

Auditoria Operacional na área de Educação sob a ótica da qualidade, de autoria de Luiz Gilberto Monclaro Mury, tendo como avaliadores a conselheira Doris Terezinha Coutinho e Fernanda Leite

O segundo trabalho apresentado com o tema “Diretriz para boas práticas inovativas de Engenharia alinhada à Indústria 4.0″, apresentado por Flavia Holz Meirelles Pereira em coautoria Dr. Barrozo, tendo como avaliadores Fátima Maria e Paulo Hibernon

Na sequência tivemos a apresentação sobre “Indicadores de água e esgoto em Goiás: Desafios para o Controle das Metas da Agenda 2030” autores Ricardo SartorI Cella e Rubens Custódio, tendo como avaliadores Leonardo de Camargo Subtil e Rodrigo Kanayama

Outro trabalho aprovado e com um tema muito importante foi sobre ” A Transversalidade da Política Nacional de Resíduos sólidos e a Agenda 2030 Como o Tribunal de Contas do Rio de Janeiro está preparando para isso?” , de autoria de Fernanda Greco Laureano e Rita de Cássia C. G. Oliveira, avaliado por Leonardo de Camargo Subtil e Ladislau Sena.

O autor Rafael Maia apresentou o Trabalho “ O uso dos questionários autoavaliativos como ferramentas de fiscalização: como aumentar o Grau de Confiabilidade? , que foi avaliado por Gleison Diniz e Christiano Lacerda

Para finalizar a apresentação dos trabalhos na parte da manhã, foi apresentado o artigo ” Índice de efetividade da Gestão Municipal sob a Dimensão Ambiental: Análise dos Períodos de 2016 a 2019″ nos municípios Amapaenses” autores Marcos Cortes, Maurício Oliveira de Souza, Carina Baia Rodrigues, Terezinha de Jesus Brito Botelho, artigo avaliado por Gleison Diniz e Rafael Larêdo

 Anais do Congresso | 14h ás 17h30 /Tarde

No período da tarde as apresentações dos artigos continuaram tendo como moderador das apresentações Nelson Nei Granato Neto TCE/PR.

O artigo “Democracia Digital: O papel dos Tribunais de Contas na era da Informação “, foi apresentado pelos autores Dualyson de Abreu Borba e Jessika Caroline Souza Costa, e contaram com a avaliação e comentários referentes ao artigo apresentado dos avaliadores Ed Wilson Fernanades e Talita Ferreira.

Na sequência os autores Gilson Piqueras Garcia e Maria Fernanda Pessati, explanaram sobre “A atuação dos Tribunais de Contas e a Utilização da Jurimetria nos possíveis novos cenários de inelegibilidade  por rejeição de contas”, os avaliadores dos artigos foram Alexandre Weihrauch Pedro e José Rodrigo Santana Pinto.

O terceiro artigo apresentado no período da tarde foi sobre “Licitações com preço de reserva secreto e negociação: Uma Análise de Teoria dos Leilões para o caso de valores privados. Apresentado pelos autores Adriana Portugal e Maurício Bugari e teve como avaliadores os professores Rodrigo Kanayama e Douglas Monteiro.

A quarta apresentação foi sobre Sustentabilidade na administração Pública Estadual: Uma Avaliação do Tribunalde Contas do Estado Do Amapá. Tendo como autores Maurício Oliveira De Souza, Marcos Dos Santos Côrtes, Carina Baia Rodrigues, Márcio da Paixão Barros, Dacicleide Sousa Cunha Gatinho os avaliadores do presente artigo  Daniel Mello e Paulo Hibernon.

O artigo Expansão da Estratégia Saúde da Família no Município do Rio de Janeiro de autoria de Danielle Chiaretti dos Santos, contou com avaliação de Nelson Nei e Adriana cuoco.

A última apresentação contou com o artigo Decisões Orçamentárias no Enfrentamento à Pandemia: Alterações na Agenda Pública dos Municípios Brasileiros de autoria de  Lucas dos Santos Giacomel e Lidia Nicole dos Santos Tencate sobre a avaliação de Marcílio Barenco e Elcias Oliveira.

Até o momento reforçamos que a apresentação dos artigos e das pesquisas corroboram com objetivo do Instituto Rui Barbosa em aprimorar as atividades exercidas nos tribunais de contas do país para o competente exercício de sua missão constitucional e o atingimento  de suas metas institucionais. Trata-se de uma associação civil de estudos e pesquisas, responsável por realizar ações voltadas para capacitação, debates, seminários e congressos; apoiar e promover iniciativas que busquem a aprendizagem de novos modelos de políticas públicas; estimular a publicação de trabalhos, monografias, revistas, relacionados aos seus objetivos, além de
reconhecer e premiar as boas práticas de governança.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Rolar para cima