Presidente do Instituto Rui Barbosa, Conselheiro Edilberto Pontes, participa de imersão ao ecossistema de inovação em Barcelona.

Equipe Instituto Rui Barbosa

O Conselheiro Edilberto Pontes, Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), está participando da imersão “Inovação Disruptiva no Mundo Digital”, uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), em parceria com a Universidade La Salle, realizada com o objetivo de aproximar o Ceará das experiências mais inovadoras e disruptivas do mundo. A imersão acontece de 12 a 16 de setembro, em Barcelona, considerada um case de sucesso mundial nesse assunto.

 

Participam da imersão representantes das seguintes instituições: Governo do Estado do Ceará, Sebrae, Fecomércio, Facic, Associação Comercial do Ceará, FAEC, Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapi), Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado do Ceará (Sedet), Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Centro Industrial do Ceará (CIC), Femicro, Sistema Verdes Mares, Engaja, entre outros.

Nesta jornada de cinco dias, os participantes receberão capacitação em temáticas como transformação digital, inovação, empreendedorismo, liderança e desenvolvimento humano. Os professores serão especialistas da La Salle, uma das mais bem conceituadas universidades da Europa. O grande diferencial dessa iniciativa está na realização de diversas visitas técnicas às instituições e empresas de referência da Espanha e da Europa, onde os participantes poderão conhecer, na prática, novos modelos de inovação, conduzidos tanto por startups quanto por grandes empresas internacionais, e a aplicabilidade dos conceitos aprendidos em sala de aula.

Aula Magna

As atividades da imersão foram iniciadas com uma aula magna proferida pelo Doutor em Ecossistemas de Inovação e Presidente do La Salle Technova Innovation Park, em Barcelona, e da Rede Catalã de Parques Científicos (XPCAT), Josep Piqué, que discorreu sobre os fatores-chave da transformação digital nas organizações, o processo de gestão da inovação através das startups e sobre o papel da tríplice hélice no desenvolvimento do ecossistema de inovação de Barcelona.

“Hoje tivemos a oportunidade de apresentar modelos de inovação aberta, a importância da inovação pela ótica de que as startups são uma fonte de disrupção e como as instituições e empresas podem inovar mediante a incorporação de empresas de base tecnológica”, sintetizou. “É importante a articulação de um único sistema onde a Federação das Indústrias possa promover relações entre instituições, universidades e governo, com o objetivo de criar um ecossistema que permita novas iniciativas empresariais de base tecnológica, disruptiva, que garantam que seja o primeiro estágio para desenvolver iniciativas inovadoras a nível mundial”, concluiu o professor Piqué.

A programação da imersão seguirá até sexta-feira (16), com atividades que proporcionarão aos participantes conhecerem na prática novos modelos de inovação desenvolvidos por grandes empresas internacionais e startups.

 

Fonte: FIEC