Presidente do IRB participa da solenidade comemorativa aos 90 anos do TCE-RS e é homenageado com a escultura “O Gaúcho”

25 junho, 2025
Equipe Instituto Rui Barbosa

O Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselheiro Edilberto Pontes, esteve presente na Sessão Solene de celebração dos 90 anos do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), realizada em Porto Alegre, na tarde desta quarta-feira (25/6). A solenidade reuniu autoridades do Controle Externo de todo o Brasil e da América do Sul, reafirmando a importância histórica e atual do Tribunal de Contas gaúcho na construção de uma Administração Pública mais transparente e eficiente.

Durante o evento, o Conselheiro Edilberto Pontes foi agraciado com a escultura-símbolo do TCE-RS, “O Gaúcho”, honraria concedida a pessoas que contribuíram de forma relevante para o sistema de fiscalização dos gastos públicos e para o fortalecimento das relações institucionais. Emocionado, o Presidente do IRB agradeceu a homenagem. “Muito grato, Presidente Marco Peixoto, pela comenda ‘O Gaúcho’. Não estava esperando. Fiquei muito comovido”, afirmou.

Em sua fala, Edilberto Pontes contextualizou a parceria histórica entre o Instituto Rui Barbosa e o TCE-RS, destacando a contribuição exemplar do Tribunal gaúcho ao sistema nacional de controle externo. “Se existe um Tribunal que é doador do sistema, sempre disposto a colaborar, apoiar e prestigiar eventos e iniciativas, esse é o Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul”, pontuou.

Além de reconhecer a atuação técnica do TCE-RS, o Conselheiro fez questão de ressaltar sua vocação para o diálogo e a orientação aos gestores públicos, citando como exemplo a futura inauguração da “sala dos prefeitos”, espaço dedicado à escuta e ao apoio aos administradores municipais. Para ele, “o Tribunal deve ser amigo do bom gestor, parceiro na busca por uma administração eficiente e transparente”.

Edilberto encerrou sua participação destacando o papel resiliente do povo gaúcho diante dos desafios enfrentados recentemente pelo estado, como no caso das enchentes, e louvou a capacidade de adaptação do TCE-RS às transformações do presente. “É um Tribunal que projeta o futuro, atento à inteligência artificial, à participação social e às necessidades da sociedade”, declarou. “Vida longa ao Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul.”

O anfitrião do evento, Conselheiro Marco Peixoto, ressaltou o espírito de união e cooperação entre os poderes e instituições como chave para superar os desafios enfrentados pelo estado. “Todos nós estamos dentro de um mesmo barco, principalmente quando se fala em gente, para tentar salvar esse Rio Grande. A união faz a força, e o Tribunal de Contas está comprometido com essa causa”, ressaltou. O Presidente do TCE-RS também destacou o papel da Corte como instituição de apoio à boa gestão, valorizando o trabalho de seus servidores e Conselheiros ao longo das nove décadas de existência.

O Governador do Estado, Eduardo Leite (PSD), também participou da solenidade e enalteceu o papel do Tribunal como agente de qualificação da gestão pública: “Celebrar os 90 anos do Tribunal de Contas é celebrar o amadurecimento do nosso Estado, a crença de que o controle não atrasa, ele qualifica; que a fiscalização não trava, mas liberta o gestor sério da sombra da suspeita”. Leite ainda reforçou a importância da atuação orientadora da Corte: “Sou testemunha desta postura cada vez mais enfática do Tribunal de Contas de agir de forma preventiva, mobilizando gestores públicos e fazendo-os compreender os limites e as possibilidades”.

O evento celebrou não apenas os 90 anos de história da Corte gaúcha, mas também sua missão permanente de garantir a boa aplicação dos recursos públicos, mesmo diante das adversidades.