O Conselheiro Gilberto Jales tomou posse como Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN), para o biênio 2023-2024, durante sessão extraordinária realizada nessa segunda-feira (19). Representando o Instituto Rui Barbosa (IRB), o Conselheiro Edilberto Pontes, Presidente do IRB, esteve presente durante a solenidade, compondo a mesa de autoridades.
Em seu discurso, o Conselheiro Gilberto Jales, que também preside o Comitê Técnico da Ouvidorias, Corregedorias e Controles Interno e Social do IRB, enfatizou que uma das prioridades da sua gestão à frente do TCE-RN será a continuidade do processo de modernização tecnológica da Corte, além do fortalecimento das ações de controle externo. “Temos que estar preparados para mudanças a cada instante. As instituições precisam ser desafiadas. O TCE deve ser um guia, um farol, promovendo orientações, visando a redução de riscos, promovendo a efetividade e a transparência”, enfatizou.
Além do Conselheiro Edilberto Pontes, prestigiaram o evento as seguintes autoridades: a Governadora Fátima Bezerra; o Vice-Governador, Antenor Roberto; o Prefeito de Natal, Álvaro Dias; o Prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra; o Desembargador Glauber Rego, representando o Tribunal de Justiça do estado (TJ-RN); o Juiz Eleitoral Fernando Jales, representando o Tribunal Regional Eleitoral do estado (TER-RN); o Presidente da Câmara dos Vereadores de Natal e Deputado Federal eleito, Paulinho Freire; a Ex-Governadora e Ex-Prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini; o Conselheiro Fábio Nogueira, representando a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon); e a Procuradora-Geral de Justiça, Elaine Cardoso, entre outras autoridades.
Nova Diretoria
O novo Presidente da Corte de Contas, Conselheiro Gilberto Jales, deu posse ao Conselheiro Francisco Potiguar Cavalcanti Júnior, como Vice-Presidente; Conselheiro Paulo Roberto Alves, como Corregedor; Conselheiro Carlos Thompson Costa Fernandes, como Ouvidor; e ao Conselheiro Tarcísio Costa, como Diretor da Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira.