PRESIDENTE DO IRB PARTICIPA DAS COMEMORAÇÕES PELO DIA NACIONAL DA ÉTICA

Equipe Instituto Rui Barbosa

O Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do Comitê de Corregedorias, Ouvidorias e Controle Social apoiou o evento em comemoração ao Dia Nacional da Ética no Brasil, que foi celebrado nesta segunda-feira, 2/5, durante evento virtual, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG).

 

A data foi festejada pelas entidades de Controle Externo para marcar a reflexão sobre a importância das instituições democráticas para a cultura ética no país.

Durante a abertura do evento, o presidente do IRB, Edilberto Pontes (TCE-CE), fez um pronunciamento em que destacou a relevância da data, já presente na agenda das instituições.

 

“A ética é princípio fundante para o exercício de todas as profissões, em especial, para o sistema de controle externo”.

 

O dirigente do IRB também citou diretrizes que norteiam as instituições como a ISSAI 130, que faz parte do Código de ética da Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI) e que se baseia em princípios fundamentais como a integridade, independência e transparência.

 

O presidente enalteceu, ainda, a definição de ética para a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o aspecto da liderança pelo exemplo, tão atual, e, que tem em si uma semente ética, como o descrito nas palavras do Padre Antônio Vieira.

 

Finalizando sua fala, o presidente do IRB citou a fórmula máxima do filósofo Kant sobre as ações serem submetidas a apreciação pública.

 

A manhã de debates contou, também, com a participação e pronunciamentos do conselheiro Corregedor do TCE-MG, Durval Ângelo; do conselheiro Ouvidor, Wanderley Ávila, na ocasião, representando o TCE-MG e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon); do presidente do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e da Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (ABRACOM), conselheiro-presidente do TCM-GO, Joaquim Alves de Castro Neto e do presidente da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros-Substitutos dos Tribunais de Contas (AUDICON), ministro-substituto do TCU, Marcos Benquerer.

 

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do TCEMG no Youtube.