O Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, em Brasília-DF, sediou,na manhã desta quarta-feira (15/05), a Sessão Solene em Homenagem aos 100 anos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), requerida pelos Deputados Federais Fausto Pinato (PP-SP) e Alex Manente (CIDADANIA-SP).
A Mesa da Sessão Solene foi composta pelos Deputados requerentes, Fausto Pinato e Alex Manente; os Presidentes do Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselheiro Edilberto Pontes, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Conselheiro Edilson Silva, e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CPTC), Conselheiro Luiz Antonio Guaraná; além dos Conselheiros do TCE-SP, Renato Martins Costa (Presidente), Antônio Roque Citadine (Vice-Presidente) e Cristiana de Castro Moraes (Corregedora).
Ao fazer uso da Tribuna do Plenário para proferir seu discurso, o Presidente do IRB iniciou sua fala declarando a satisfação em participar de um momento histórico para o Sistema Tribunais de Contas do Brasil. “É com grande honra que me dirijo aos senhores e senhoras nesta sessão em comemoração ao centenário do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, uma instituição que tem sido um pilar da integridade e da fiscalização dos recursos públicos, constituindo-se como referência e farol para todo o brasil”.
Edilberto Pontes enfatizou que, ao longo desses 100 anos de atuação, o TCE-SP tem contribuído de forma relevante com o fortalecimento e solidez da Democracia brasileira. “Como atual Presidente do Instituto Rui Barbosa, testemunho o impacto profundo que o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo tem na promoção de práticas de governança na Administração Pública, atitudes que contribuem para o fortalecimento da nossa Democracia”, pontuou.
Ao finalizar sua fala, o Conselheiro Edilberto Pontes enalteceu a parceria entre o IRB e a Corte de Contas paulista. “As histórias do IRB e do TCE de São Paulo se entrelaçam, uma vez que o primeiro Presidente do IRB foi um Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, o Conselheiro Nelson Marcondes do Amaral. Gosto sempre de lembrar, também, que a ata de fundação do Instituto Rui Barbosa foi escrita pelo Doutor Sérgio Rossi, que é um importante expoente dos servidores do TCE de São Paulo. E atualmente, não posso deixar de destacar o brilhante trabalho da Conselheira Cristiana frente ao Comitê Técnico que trata dos indicadores IEGE e IEGM. É uma felicidade comemorar esse marco com todos que fazem esse Tribunal de Contas exemplar, pelos seus 100 anos de excelentes serviços”.