Presidente eleito do IRB inicia agenda de transição com visita à subsede do Instituto no TCE Ceará

Equipe Instituto Rui Barbosa

O Presidente eleito do Instituto Rui Barbosa (IRB) para o biênio 2026/2027, Conselheiro Inaldo Araújo, do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), realizou, nesta segunda-feira (19/01), visita institucional à subsede do IRB instalada no Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE). A agenda marcou o início oficial das atividades relacionadas à transição de gestão da entidade, reforçando o compromisso com a continuidade do trabalho desenvolvido pelo Instituto nos últimos anos.

Inaldo Araújo foi inicialmente recebido pelo atual Presidente do IRB, Conselheiro Edilberto Pontes, em seu gabinete. Na sequência, o presidente eleito e a comitiva do TCE-BA foram recepcionados pelo Presidente do TCE Ceará, Conselheiro Rholden Queiroz, no gabinete da presidência da Corte de Contas cearense, em um encontro que evidenciou o alinhamento institucional e o apoio do TCE-CE ao Instituto.

 

Durante a visita, Inaldo Araújo destacou o espírito de cooperação que orientará a nova gestão. Segundo ele, o momento é de disposição para o trabalho conjunto e de construção coletiva. “Estamos aqui prontos e a postos, ansiosos também, para que a gente possa sentar e colocar a mão na massa e fazer uma transição mais serena, mais tranquila, já que estamos todos com o mesmo objetivo”, afirmou. O presidente eleito ressaltou ainda a importância de sua equipe conhecer a dimensão institucional do IRB, enfatizando que o Instituto vai além de uma estrutura administrativa. “Depois de visitarmos o primeiro andar, onde está instalada a subsede, ficou claro que o IRB não é só Brasília, o IRB não é só logomarca; o IRB somos todos nós, e é preciso ter esse respaldo da instituição”, pontuou.

Inaldo Araújo também reconheceu o apoio dado ao Instituto ao longo dos últimos 16 anos e destacou que sua equipe está preparada para assumir os desafios da nova etapa. Mesmo ciente de que o início de uma gestão pode envolver ajustes e aprendizados, afirmou que o objetivo é realizar um trabalho à altura do futuro que o IRB merece. Ao final, agradeceu a receptividade e o cuidado dispensados desde a chegada ao aeroporto até a hospedagem da comitiva.

Ao dar as boas-vindas, o Conselheiro Edilberto Pontes ressaltou a satisfação com o processo de sucessão e com a continuidade institucional. “Obrigado pelas visitas de vocês. A gente está felicíssimo com essa continuidade. Acho que a grande coisa do IRB é isso. O IRB é a casa do conhecimento; eu vou além, acredito que hoje o IRB é a casa que faz conhecimento. Ele só existe de verdade com o trabalho de cada um”, afirmou. Edilberto destacou que a força do Instituto está na integração de pessoas, na união de esforços e nas parcerias construídas ao longo do tempo com diversas entidades.

O Presidente do IRB também contextualizou a sucessão, mencionando ex-presidentes da entidade e ressaltando a legitimidade da liderança do Conselheiro Inaldo Araújo, especialmente por sua atuação anterior como Vice-Presidente de Auditoria. Enfatizou ainda o entusiasmo e a capacidade de trabalho da equipe baiana, destacando Salvador como um lugar simbólico e especial para a história da instituição, já que o IRB homenageia o ilustre jurista baiano, Rui Barbosa. Ao falar sobre gestão, Edilberto Pontes recorreu a um poema de Adélia Prado para ilustrar que, além da vontade de fazer, são necessários meios e apoio institucional. Nesse sentido, citou o suporte integral recebido do TCE do Ceará durante sua gestão e revelou que seu apoio à sucessão atual esteve condicionado à mesma premissa: o compromisso do TCE da Bahia em oferecer ao IRB apoio semelhante ao que foi garantido pelo TCE-CE.

Após as recepções institucionais, o Conselheiro Inaldo Araújo reuniu-se com os integrantes da atual equipe técnica do IRB. O encontro teve como foco a integração entre as equipes, a troca de informações e o alinhamento institucional, considerados essenciais para garantir uma transição organizada, colaborativa e eficiente.

A comitiva do Tribunal de Contas do Estado da Bahia que acompanhou o Conselheiro Inaldo Araújo foi composta por Cláudia Colavolpe, chefe de gabinete; pelos assessores Elisa Dias Lucas e Victor Passos; pelo secretário de Controle Externo do TCE-BA, José Raimundo Bastos de Aguiar; pelos auditores de Controle Externo Valter Luz Almeida e Gustavo Miguel Quadros Vasconcellos Farias; além da assessora de Cerimonial Vanessa Aires. A presença do grupo reforçou o caráter coletivo da transição e a importância da interação direta com a equipe técnica do IRB, elemento considerado essencial para manter o padrão de excelência alcançado pelo Instituto nos últimos anos.

A visita institucional simboliza o início de uma nova etapa marcada pelo diálogo, pela integração entre equipes e pelo compromisso com a continuidade e o fortalecimento do Instituto Rui Barbosa como referência nacional na produção e disseminação do conhecimento aplicado ao controle externo brasileiro.