Presidentes do IRB e da Atricon se reúnem com conselheiras para discutir ações de igualdade de gênero

Equipe Instituto Rui Barbosa

“Minhas atitudes mudaram muito a partir dos ensinamentos das minhas filhas e esposa. Já tinha todo esse cuidado, admiração e valorização pelas causas femininas, mas vivenciando na prática, tive um olhar mais apurado. Vejo ainda forte a questão do machismo e, na minha gestão, incentivo o trabalho das mulheres. Nossa chefe de gabinete e nossa coordenadora de Comunicação, no TCE Ceará, são mulheres e muito competentes. Incentivo o trabalho feminino”. A declaração foi do presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Edilberto Pontes, durante Reunião de Conselheiras e Conselheiras Substitutas.

De iniciativa do Grupo de Trabalho da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), junto com o Instituto Rui Barbosa, as mulheres membros das Cortes de Contas brasileiras se reuniram, na manhã desta sexta-feira (3/3), em programação paralela ao VIII Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, em Salvador – BA.

O encontro foi aberto pela conselheira Susana Azevedo, que coordena o GT. Na ocasião, a conselheira do TCE Ceará, Soraia Victor, destacou o quadro reduzido no número de conselheiras mulheres, não obstante a toda a capacidade que têm em agregar valores.

Disputa por espaço de reconhecimento, de poder e possível imposição de cotas foram temas debatidos pelas participantes. Também foi colocado que não adianta se colocarem na posição de vítimas e realizarem iniciativas em outros congressos e eventos, como painéis e painelistas mulheres e com temas de discussões de gêneros.

Os conselheiros Edilberto Pontes (IRB) e Cezar Miola (Atricon) colocaram as duas entidades à disposição para tratar mais sobres essas discussões, com diálogos abertos em busca do fortalecimento de políticas públicas que promovam a redução das diferenças.

Participaram do momento as conselheiras e conselheiras substitutas Susana Azevedo (TCE-SE), Soraia Victor (TCE Ceará), Cristiana de Moraes (TCE-SP), Naluh Gouveia (TCE-AC), Elizabeth Picanço (TCE-AP), Terezinha Botelho (TCE-AP), Carolina Costa (TCE-BA), Angélica Fernandes (TCM-SP), Rosa Maria Ribeiro (TCE-AL) e Cleide Beserra (TCE-AL). Participaram ainda Durval Ângelo (TCE-MG), João Gustavo (TCM-SP) e Estilac Martins (TCE-RS).

 

Saiba mais

O Grupo de Trabalho (GT) da Atricon foi criado com o objetivo de propor diretrizes voltadas à promoção da igualdade de gênero no âmbito do Sistema Tribunais de Contas do Brasil.