No período de 10 a 12 de maio, na sede do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), foi realizada a quinta edição do Simpósio Nacional de Educação (V Sined), e contou com a participação de agentes que atuam diretamente na política pública da educação, gestores públicos, profissionais da educação, servidores do controle externo, conselheiros de educação, Membros e servidores dos Tribunais de Contas, e representantes de entidades da sociedade civil.
Durante os três dias do Simpósio, abordou-se temas relevantes para a educação pública, entre os quais a qualidade do ensino, as formas de atuação do controle externo, a inteligência artificial, a articulação e colaboração na política pública educacional e a carreira docente.
Ao final do Simpósio, foi aprovada a “Carta de Goiânia”, documento que contempla um resumo dos painéis, conferências, debates e deliberações ocorridas durante o evento. A íntegra da Carta de Goiânia pode ser acessada no hotsite do V Sined (clique aqui).
No texto da Carta abordou-se a existência de direitos não garantidos ao mesmo tempo em que foram apresentadas oportunidades para a gestão, boas práticas estabelecidas e a necessidade de múltiplas ferramentas institucionais em sinergia para a obtenção dos resultados esperados para uma educação pública de qualidade.
A quinta edição do Simpósio Nacional de Educação (V Sined) foi promovido conjuntamente pelos Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios do Estado de Goiás (TCE-GO e TCM-GO) e o Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do seu Comitê Técnico da Educação (CTE-IRB), com apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom).