A Rede das Escolas de Contas surgiu como um dos grupos de trabalho do Programa de Modernização do sistema de Controle Externo dos Estados – PROMOEX, realizado entre 2006 a 2013, que tinha como objetivo fortalecer o sistema de controle externo e apoiar os Tribunais de Contas na implementação da Lei de Responsabilidade Fiscal e foi também coordenado pelo Instituto Rui Barbosa. O Programa foi baseado em cinco grandes frentes de ação, sendo uma delas justamente a área de gestão de pessoas que englobava a capacitação de seu quadro técnico.

O PROMOEX tinha como um dos componentes nacionais o “desenvolvimento de políticas e gestão de soluções compartilhadas e cooperação técnica”, inclusive para fins de realização do componente local relacionado às questões de recursos humanos e capacitação. E isto foi realizado por meio da criação de grupos/redes de relacionamentos entre o corpo técnico dos Tribunais os quais passaram a promover encontros periódicos para troca de boas práticas e soluções.

Foram realizados diversos Encontros Técnicos IRB-PROMOEX, e, em 2009, no III ENCONTRO TÉCNICO IRB-PROMOEX o tema central foi “Educação Compartilhada”.

O Grupo de Educação Corporativa – GEC, criado no âmbito do PROMOEX, em 2010, com o objetivo de promover a integração e a troca de experiências entre as unidades de educação corporativa dos Tribunais de Contas, visando ao desenvolvimento de ações compartilhadas e ao apoio às ações locais.

Em 2010, o GEC realizou o 1º Encontro Técnico de Educação Corporativa dos Tribunais de Contas, nos dias 11 a 13 de agosto, no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul – TCEMS.

No ano seguinte, em 2011, o GEC realizou seu primeiro evento para Formação de servidores na implantação de EAD – Ensino à distância, no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro – TCERJ.

O outro grande produto do GEC foi a realização de um diagnóstico sobre a análise situacional das Escolas de Contas e/ou departamento afins de todos os TCs do País acesse, iniciado em 2011 e publicado em 2012.

Após a finalização do PROMOEX, o GEC se manteve ativo como uma rede colaborativa que manteve a realização anual dos Encontros das Escolas de Contas, antes denominado EDUCORP – Encontro Técnico de Educação Corporativa dos Tribunais de Contas, e agora denominado EDUCONTAS – Encontro Nacional das Escolas de Contas.

A agora REDUCONTAS – Rede das Escolas de Contas integra formalmente a estrutura organizacional do Instituto Rui Barbosa, por meio do Comitê Técnico de Aperfeiçoamento Profissional quem coordena a rede.

Fazem parte da rede os representantes das Escolas de Contas e/ou unidades de capacitação de todos os Tribunais de Contas Brasileiros. Conheça o Portal das Escolas onde você encontrará o endereço, telefone e website de cada Escola.

Conheça agora as AÇÕES DA REDE DAS ESCOLAS DE CONTAS

ENCONTRO NACIONAL DAS ESCOLAS DE CONTAS - EDUCONTAS

O EDUCONTAS é o grande Encontro das Escolas de Contas. A iniciativa do evento é das Escolas de Gestão dos Tribunais de Contas, com deliberação em Reuniões Técnicas da Rede de Escolas de Contas, promovidas pelo Comitê de Aperfeiçoamento Profissional, sob a coordenação do Instituto Rui Barbosa (IRB). A ação visa a interação de gestores e técnicos que atuam na educação profissional dessas unidades de ensino, a fim de compartilhar boas práticas na gestão educacional disponibilizadas aos servidores dos Tribunais de Contas, aos órgãos e entidades jurisdicionados e para a sociedade civil.

Ano: 2009

Realização: IRB -TCEMG
Ano: 2015

Realização: IRB -TCEMS
Ano: 2010

Realização: IRB – TCERJ
Ano: 2011

Realização: IRB – TCEPR
Ano: 2012
Tema: Diagnóstico das Escolas

Realização: IRB – TCEMG
Ano: 2013
Tema: Educação Corporativa: desafios e boas práticas

Realização: IRB – TCU
Ano: 2014

Realização: IRB – TCMCE – TCECE
Ano: 2015
Tema: O Poder transformador da Educação Corporativa

Realização: IRB – TCMPA – TCEPA
Ano: 2016
Tema: Controle Social e Educação Profissional nos TCs
Vídeos: https://irbcontas.org.br/videoteca/educorp-2016/

Realização: IRB – TCEBA – TCMBA
Ano: 2017
Tema: Controle Social e Educação Profissional nos TCs
Programação: https://www.tce.ba.gov.br/eventos/viii-educontas

Realização: IRB – TCECE
Ano: 2018

Realização: IRB – TCMSP
Ano: 2019

Realização: IRB – TCMSP-TCEGO
Ano: 2020
Tema: Escola Remota Emergencial
Vídeos: Acesse

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DO AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO

O Programa de Formação do Auditor de Controle Externo é uma diretriz para a Rede para a criação de capacitações em auditoria baseada em normas internacionais de auditoria do setor público (NBASP); a construção de trilhas de aprendizagem baseada em competências profissionais de auditoria; e para servir de referência para organização e categorização das capacitações em auditoria no Portal das capacitações IRB Conhecimento.

Lançado em 2019, o programa teve como base um quadro de competências desenvolvido pela Rede e que foi fundamentado na NBASP-100 (ISSAI100) que trata dos Princípios Fundamentais de Auditoria do Setor Público.

Com a consolidação do Programa, a Rede buscou iniciar o projeto de indexação de seus cursos e capacitações por competência profissional no Portal das Capacitações, utilizando como referência da competências profissional do quadro aprovado no Programa de Formação do Auditor de Controle Externo.

Quando da construção do Portal de Capacitações, especificamente em setembro de 2019, a INTOSAI aprovou dois documentos sobre Competências Profissionais baseado nas normas internacionais de auditoria: “Competency Framework”, já traduzido e publicado pelo IRB como “Mapa de Competências para profissionais de auditoria do setor público em entidades fiscalizadora superiores”, e, o documento “Developing Pathways for the Professional Development of Auditors in a Supreme Audit Institution (SAI)”, que está em fase de tradução.

Por isto, em 2020, a rede se juntou com a Rede de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas para traduzir os documentos da INTOSAI, colaborar com o TCU na força tarefa da INTOSAI para a criação da norma de competência profissional e, também em colaboração ao TCU, participar do Grupo de trabalho de criação da trajetória profissional de auditoria cuja fase inicial era a construção do Quadro Nacional de Competências Profissionais de Auditoria.

Com a aprovação deste Quadro Nacional, o Programa de Formação do Auditor de Controle Externo passará por atualização para incorporar as competências do Quadro Nacional e para a implementação das melhorias nas indexações e filtros do Portal IRB Conhecimento na temática “Auditoria e Controle” conforme as competências profissionais descritas no Quadro.

Numa fase seguinte, após a inclusão, no Portal de todas as capacitações online e gratuitas das Escolas, devidamente categorizadas e subcategorizadas por competências, será possível fazer um levantamento das capacitações de competências que ainda não foram trabalhadas para que a Rede construa conteúdos necessários de forma a englobar todas as competências.

PORTAL DAS CAPACITAÇÕES – IRB CONHECIMENTO

É o Portal para divulgar, de forma organizada, as ações de capacitação produzidas pelas Escolas de Contas e, desde 2020, passou a ser também a plataforma de divulgação das capacitações das entidades parceiras da ENCCLA (ação 10/20).

Conheça mais sobre a parceria e as etapas para a construção do Portal aqui.

Acesse o maior portal de capacitações sobre Gestão Pública do Brasil: Portal IRB Conhecimento

BANCO DE TALENTOS

O Banco de Talentos é uma ferramenta criada e desenvolvida pelas Escolas de Contas e Comitê de Aperfeiçoamento Profissional do IRB para registro de docentes, de suas especialidades, dos cursos que ministram, no tocante às matérias e temas de interesse dos currículos pedagógicos e programa de formação dos auditores de controle externo, de jurisdicionados, membros e do controle social.

É uma ferramenta para as Escolas de Contas localizarem instrutores de cursos especializados nas temáticas dos Tribunais dentre os servidores e membros de Tribunais de Contas, enaltecendo os talentos do sistema de controle externo, reduzindo custo com contratação de terceiros e garantindo que o conteúdo das capacitações tenha foco prático pela experiência dos docentes.

Conheça o Banco de talentos e se inscreva.

DIAGNÓSTICO DAS ESCOLAS

Análise Situacional das Unidades de Educação Corporativa dos Tribunais de Contas do Brasil foi elaborada com o objetivo de apresentar uma visão geral descritiva do campo de atuação de cada Escola de Contas, identificando suas necessidades, oportunidades de realizações, avanços e limitações.

O primeiro Diagnóstico com a Análise situacional das Escolas foi feito em 2012, como produto do GEC- PROMOEX. Acesse aqui.

Em 2020, a Rede iniciou uma atualização do diagnóstico.

PLANOS POLÍTICO PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS DE CONTAS
Missão

“Promover a integração, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos métodos e procedimentos de controle externo, aproximando instituições e sociedade, de modo a fortalecer ações que beneficiem a coletividade”

Visão

“Ser referência no conhecimento e na promoção da qualificação e da integração dos órgãos de controle externo”

Sede do IRB
Subsede – “Endereço para correspondências”
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