“O Ceará tem assumido uma liderança muito forte nesta área de energias renováveis; a exemplo das experiências na produção de hidrogênio verde e de biogás, que tem despertado muito interesse em diversos setores. Como o TCE Ceará está à frente do Instituto Rui Barbosa, e o IRB é a casa do conhecimento dos Tribunais de Contas, a nossa ideia é disseminar essas experiências exitosas cearenses por todo o Brasil.”
A declaração foi proferida pelo Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB) e Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), Conselheiro Edilberto Pontes, durante a realização da visita institucional ao Aterro Sanitário Metropolitano de Fortaleza, na cidade de Caucaia-CE, e ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no município de São Gonçalo do Amarante-CE, viabilizada pelo IRB.
Compuseram a comitiva da visita, juntamente ao Presidente do IRB, os representantes do Sistema Tribunal de Contas: o Ministro do Tribunal de Contas da União, Benjamin Zymler; o Presidente do Comitê Técnico de Meio Ambiente e Sustentabilidade do IRB, Conselheiro Júlio Pinheiro, do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM); o Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), Conselheiro Valdomiro Távora; o Conselheiro do TCE Ceará, Rholden Queiroz; além do Ex-Deputado Federal, ambientalista e Consultor Ambiental, Fábio Feldmann.
O Aterro Sanitário Metropolitano de Fortaleza foi o primeiro equipamento a ser visitado pela comitiva. O Diretor de Operações do Aterro, Hugo Neri, recepcionou os visitantes explanando sobre o histórico do manejo de resíduos sólidos urbanos e a destinação do lixo no cenário nacional e local nos últimos 30 anos. Os aspectos de construção e operacionalização do Aterro, em suas fases 1 e 2, foram apresentadas pelo Gestor do Aterro, Gleidson Amorim, que deu destaque ao tratamento do chorume, resultando em água própria para o uso humano. Por fim, as apresentações foram concluídas com o compartilhamento do processo de produção do Gás Natural Renovável (GNR).
Após às explanações teóricas, a comitiva participou de uma visitação em campo nas instalações da fase 2, do Aterro, finalizando na usina que converte o biogás de resíduos urbanos na produção de gás natural renovável.
A Vice-Presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, Rebeca Oliveira, foi a responsável por apresentar o equipamento à comitiva. A explanação foi iniciada com uma apresentação da estrutura institucional do Complexo e os impactos socioeconômicos no estado do Ceará, em comparação com o restado das Unidades da Federação. O maior destaque da apresentação foi dado ao processo de produção de hidrogênio verde, iniciativa pioneira que está sendo realizada pelo Complexo. Uma visita guiada ao Terminal de Múltiplas Utilidades – TMUT encerrou as atividades da comitiva.