Representantes do Sistema Tribunal de Contas conhecem equipamentos cearenses pioneiros na produção de fontes de energia renováveis

Equipe Instituto Rui Barbosa

“O Ceará tem assumido uma liderança muito forte nesta área de energias renováveis; a exemplo das experiências na produção de hidrogênio verde e de biogás, que tem despertado muito interesse em diversos setores. Como o TCE Ceará está à frente do Instituto Rui Barbosa, e o IRB é a casa do conhecimento dos Tribunais de Contas, a nossa ideia é disseminar essas experiências exitosas cearenses por todo o Brasil.”

A declaração foi proferida pelo Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB) e Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), Conselheiro Edilberto Pontes, durante a realização da visita institucional ao Aterro Sanitário Metropolitano de Fortaleza, na cidade de Caucaia-CE, e ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no município de São Gonçalo do Amarante-CE, viabilizada pelo IRB.

Compuseram a comitiva da visita, juntamente ao Presidente do IRB, os representantes do Sistema Tribunal de Contas: o Ministro do Tribunal de Contas da União, Benjamin Zymler; o Presidente do Comitê Técnico de Meio Ambiente e Sustentabilidade do IRB, Conselheiro Júlio Pinheiro, do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM); o Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), Conselheiro Valdomiro Távora; o Conselheiro do TCE Ceará, Rholden Queiroz; além do Ex-Deputado Federal, ambientalista e Consultor Ambiental, Fábio Feldmann.

O Aterro Sanitário Metropolitano de Fortaleza foi o primeiro equipamento a ser visitado pela comitiva. O Diretor de Operações do Aterro, Hugo Neri, recepcionou os visitantes explanando sobre o histórico do manejo de resíduos sólidos urbanos e a destinação do lixo no cenário nacional e local nos últimos 30 anos. Os aspectos de construção e operacionalização do Aterro, em suas fases 1 e 2, foram apresentadas pelo Gestor do Aterro, Gleidson Amorim, que deu destaque ao tratamento do chorume, resultando em água própria para o uso humano. Por fim, as apresentações foram concluídas com o compartilhamento do processo de produção do Gás Natural Renovável (GNR).

Após às explanações teóricas, a comitiva participou de uma visitação em campo nas instalações da fase 2, do Aterro, finalizando na usina que converte o biogás de resíduos urbanos na produção de gás natural renovável.

A Vice-Presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, Rebeca Oliveira, foi a responsável por apresentar o equipamento à comitiva. A explanação foi iniciada com uma apresentação da estrutura institucional do Complexo e os impactos socioeconômicos no estado do Ceará, em comparação com o restado das Unidades da Federação. O maior destaque da apresentação foi dado ao processo de produção de hidrogênio verde, iniciativa pioneira que está sendo realizada pelo Complexo. Uma visita guiada ao Terminal de Múltiplas Utilidades – TMUT encerrou as atividades da comitiva.