O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) realizou, na manhã desta quinta-feira (28/8), sessão solene para conceder o Colar do Mérito Conselheiro Jesualdo Cavalcante a 18 personalidades do mundo jurídico, artístico, cultural e do serviço público como parte das comemorações dos seus 126 anos de fundação. A sessão aconteceu no plenário da Corte de Contas e reuniu os Conselheiros do TCE-PI, autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do estado, além da professora Socorro Cavalcante, esposa do Conselheiro que dá nome ao Colar do Mérito, e os familiares dos agraciados com a honraria.
A presidência do Instituto Rui Barbosa (IRB) esteve representada pela Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto, Conselheira Lilian Martins, Corregedora do TCE-PI. A sessão solene foi precedida de uma palestra motivacional com o ator, humorista e Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio), Gigante Léo, que reuniu centenas de servidores no auditório do Tribunal de Contas piauiense. Todos ouviram atentos a história de vida e de superação alcançada pelo palestrante, recheada de momentos de bom humor aliando diversão e ensinamentos para a vida.
Ao abrir a sessão solene, o Presidente do TCE-PI e Diretor de Auditoria do IRB, Conselheiro Kennedy Barros, disse que nesta solenidade o tribunal estava homenageando aos que servem ao Estado e à sociedade e “aos que contribuem conosco”. Ele fez uma breve reflexão sobre o que tem sido a Corte de Contas nos últimos anos. “O TCE mudou a sua linha de atuação. Nós partimos do princípio de que aquele que foi eleito pelo povo precisa ter o Tribunal como parceiro, acompanhando as Políticas Públicas e evitando os desperdícios e desvios. É lógico que é preciso separar o mal-intencionado do bem-intencionado. Não somos apenas pedagógicos, mas punitivos nos casos em que for preciso”, frisou.
Para ele, é preciso fazer valer a lógica de quem é o patrão é a população que paga impostos e espera o retorno em serviços de qualidade. E para isso é preciso que os órgãos de controle, nessa nova visão de atuação, façam parcerias como a feita com o Ministério Público e outros órgãos para acabar com os lixões no Piauí. Segundo Kennedy Barros, em 31 de dezembro deste ano deverá ser anunciado o fim dos lixões no Estado. “Assim como fizemos com o Ministério Público, temos parcerias com vários órgãos que nos permitem fazer o acompanhamento concomitante da aplicação dos recursos públicos. É melhor ter um tribunal que apenas analisa relatórios ou um tribunal que orienta, que fiscaliza e que evita que os recursos sejam mal aplicados?”, indagou.
Representando os Membros da Corte de Contas, a Conselheira Lilian Martins traçou um histórico da origem dos Tribunais de Contas, ressaltando que a unidade piauiense foi a primeira no Brasil dentre todos os estados, sendo criada apenas seis meses e vinte dias após a implantação do Tribunal de Contas da União. “Os órgãos de controle não se bastam, não estão isolados, mas irmanados. Só somos o que somos porque somos relevantes na sociedade e não porque temos assento na constituição. Somos a instância facilitadora do exercício da cidadania e ao homenagearmos essas personalidades no nosso aniversário de 126 anos, estamos mostrando a diferença que elas fazem na comunidade”, disse.
Falando em nome dos homenageados, a professora Fides Angélica Ommati, presidente da Academia Piauiense de Letras, afirmou que o Colar do Mérito Conselheiro Jesualdo Cavalcanti leva a refletir sobre o papel de cada um na sociedade, direcionando-os a construir caminhos sólidos na vida política, social e cultural. Para ela, o bem-estar da sociedade compreende não só a harmonia que deve existir entre os entes federativos, mas também a uma socialização dos deveres e direitos.
Veja a lista dos agraciados com a honraria:
Marcos José Lopes Teixeira
Simone Maria Bandeira Sousa
Rayane Marques Silva Macau,
João Cláudio Moreno
Raimundo de Araújo Silva Júnior
Agrimar Rodrigues de Araújo
Téssio da Silva Torres
Arthur Rosa Ribeiro Cunha
Fides Angélica de Castro Veloso Mendes Ommati
Israel José Nunes Correia
Daniel Carvalho Oliveira Valente
Sérgio Idelano Alves Matos
Marcos Patrício Nogueira Lima
Bruno Camargo de Holanda Cavalcanti
Iglésias Ribeiro
Ednize de Oliveira Costa
André Luiz de Almeida Mendonça
Severo Maria Eulálio Neto
*Fotos e informações: TCE-PI.