A solenidade de abertura do XVI Encontro Técnico de Educação Profissional dos Tribunais de Contas (Educontas), programada para o dia 06 de novembro, será marcada pela realização da palestra do Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, que discorrerá sobre o tema “Os Tribunais de Contas e os desafios do consensualismo”.
Em sua apresentação, Zymler compartilhará reflexões e estudos de como o consensualismo pode atuar como uma ferramenta de modernização do Controle Externo na resolução de conflitos na Administração Pública, especialmente em contratos de infraestrutura.
O evento será sediado no Mar Hotel, na cidade pernambucana de Boa Viagem, nos dias 06 e 07 de novembro, reunindo representantes dos Tribunais de Contas, gestores de Escolas de Governo, especialistas em Controle Externo e gestão pública de todo Brasil.
Promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do seu Comitê Técnico de Aperfeiçoamento Profissional, neste ano o Educontas será coordenado localmente pela Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães, unidade de ensino do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).
Nesta edição o evento terá como tema central: “Educação Profissional: Medindo impactos, transformando cenários”, e contará com uma programação formada por palestras, mesas-redondas e oficinas técnicas.
Também estão na programação a Presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Betânia Lemos, o Diretor de Desenvolvimento Profissional na Escola de Governo do TCU, Leonard Lapa, entre outros.
A programação completa está disponível em: https://escola.tcepe.tc.br/educontas/educontas.html#programacao.