Vice-Presidente de Auditoria do IRB ministra palestra magna e recebe homenagem durante abertura do 3º Congresso Nacional de Contabilidade Municipal

11 setembro, 2025
Equipe Instituto Rui Barbosa

O Vice-Presidente de Auditoria do Instituto Rui Barbosa (IRB) e Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), Inaldo da Paixão Santos Araújo, proferiu a palestra magna de abertura do 3º Congresso Nacional de Contabilidade Municipal, na tarde dessa quarta-feira (10/9), em Brasília-DF. Promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o evento tem como objetivo debater assuntos relativos à contabilidade municipal, por meio de temas técnicos e inovadores para a educação continuada dos contadores e gestores municipais, a fim de preparar esses profissionais em torno da reflexão sobre gestão e contabilidade pública municipal. Na oportunidade, o Conselheiro Inaldo Araújo abordou o tema “Inovação, Transparência e Eficiência: Os Novos Rumos da Contabilidade Municipal”, participando ainda do painel de abertura como representante das Entidades Fiscalizadoras.

Ao recepcionar os participantes, o Presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, destacou a importância da contabilidade nas prefeituras e os desafios enfrentados pelos profissionais. Ele abordou temas que dificultam o fechamento das contas, como o subfinanciamento de programas federais e a falta de clareza em questões técnicas. “Faltam também regras mais claras de transparência, fica difícil com cada Tribunal tendo um entendimento diferente”, pontuou. Ziulkoski aproveitou também para reforçar a possibilidade de os contadores seguirem se atualizando nos próprios municípios por meio do Conexão CNM. A iniciativa promove capacitação técnica de forma imersiva e tem edições realizadas e previstas por todo o país.

Compondo a mesa de abertura, o Subsecretário de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Heriberto do Nascimento, parabenizou a confederação municipalista pelo evento. “Bom ver esse auditório lotado, é um evento que tem crescido a cada ano. É sempre uma parceria – com a CNM -, nosso ambiente pode ser complexo do ponto de vista político e federativo, mas estamos alinhados na questão técnica”, avaliou. O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas Júnior, também prestigiou o evento e falou sobre a evolução da contabilidade pública. “Em 2008, a gente não tinha normatização e espaço para discussão, agora as normas criadas já estão sendo revisitadas. Hoje, o Brasil é exemplo mundial em normatização do setor público.”

 

Palestra magna

Participante de todas as edições do Congresso, o Vice-Presidente de Auditoria do IRB, Conselheiro Inaldo Araújo, compôs a mesa de abertura e, em seguida, ministrou a palestra magna com o tema do evento. Sobre tecnologia, ele propôs uma reflexão acerca da inteligência artificial, ponderando que ela não é a solução, e que os recursos tecnológicos são uma mera ferramenta. Por isso, instigou os participantes a seguirem buscando conhecimento e alinhando a área técnica à questão social.

“É preciso ter responsabilidade social”, disse Inaldo, destacando a necessidade de adequar o trabalho aos anseios da sociedade. “A transparência precisa chegar ao cidadão e precisa ser tempestiva”, enfatizou, alertando sobre prazos e celeridade. Nesse sentido, o Diretor da Escola de Contas do TCE-BA apontou iniciativas do Tribunal que fiscalizam Políticas Públicas e são consideradas boas práticas na área de contabilidade.

Ao fim da palestra, o Conselheiro Inaldo Araújo recebeu uma placa de menção honrosa da CNM e do CFC pelos relevantes serviços prestados à classe contábil, em especial ao setor público.

“Sinto-me profundamente emocionado e honrado por ter sido agraciado, durante o evento, com uma placa de homenagem e menção honrosa. Para mim, esse reconhecimento simboliza a valorização do trabalho desenvolvido ao longo da minha trajetória em prol da classe contábil e do setor público. Receber tal distinção, das mãos de instituições tão respeitadas, reforça meu compromisso de continuar contribuindo para o avanço da profissão”, enfatizou Inaldo.

Ele concluiu sua mensagem agradecendo a homenagem e parabenizando aos realizadores do evento. “Registro meus sinceros agradecimentos pela iniciativa que muito me honra e, de igual modo, parabenizo à Confederação Nacional de Municípios, o Conselho Regional de Contabilidade da Bahia e o Conselho Federal de Contabilidade pela organização e pela relevância do evento. É imprescindível que a Contabilidade brasileira continue ocupando um espaço de destaque na agenda dos grandes encontros nacionais. Como entusiasta também das boas histórias, afirmo que, onde houver narrativas que celebrem a Contabilidade e sua contribuição para a sociedade, lá estarei — para ouvi-las, compartilhá-las e continuar aprendendo com as novas gerações de Contadores”.

 

 

*Texto do TCE-BA, com adaptações do IRB e fotos da CNM.