O Vice-Presidente de Auditoria do Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselheiro Inaldo da Paixão Araújo, proferiu a palestra de encerramento do Programa TCEduc 2023, evento realizado nessa sexta-feira (10/11) no auditório da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), e contou com a presença de Membros, gestores e servidores do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE); Prefeitos; Deputados; Vereadores; jurisdicionados, estudantes e sociedade em geral.
O Programa TCEduc é uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado do Ceará que tem por objetivo promover ações educacionais voltadas para o aperfeiçoamento profissional, operacional e tecnológico dos servidores públicos municipais e estaduais, dos poderes executivo e legislativo, visando fomentar o desenvolvimento da gestão pública, o exercício da cidadania e o aprimoramento do controle social.
Operacionalizado pelo Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Ministro Plácido Castelo (IPC), Escola de Contas do TCE Ceará, o TCEduc finalizou os encontros de formação continuada sobre administração pública pelos municípios cearenses neste ano alcançando um total de 5.811 participantes, representantes dos 184 municípios cearenses. A equipe do programa percorreu 8.531 quilômetros para levar palestras e capacitações em 33 microrregiões cearense.
Além do Vice-Presidente de Auditoria do IRB, o evento fio prestigiado pelo Coordenador-Geral do Instituto, Juraci Muniz Junior.![]()
Palestra
“O TCE nos municípios como agentes de capacitação e aperfeiçoamento dos gestores públicos” foi o tema da palestra ministrada pelo Conselheiro Inaldo da Paixão, Diretor da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), discorrendo acerca da importância das Cortes de Contas se aproximarem da academia, das escolas públicas e dos gestores por meio de ações educacionais continuadas.
“Esse evento que o TCE Ceará organiza é um dos mais importantes porque o Tribunal de Contas precisa ir onde o povo está, falar a linguagem do povo e dizer ao povo como o Tribunal está cuidando. Quando o Tribunal sai de Fortaleza e vai visitar os outros municípios levando essa mensagem, isso prova que além de cumprir com sua missão institucional de controle externo para fiscalizar, proteger e, acima de tudo, orientar”, ressaltou.![]()
Presidente do Comitê Técnico de Auditoria do Setor Público do IRB, o Conselheiro Inaldo da Paixão destacou o planejamento estratégico e cumprimento de normas internacionais e nacionais que apontam para o fortalecimento da prestação de contas, transparência e controle social.
“Essa ação do Tribunal de Contas coirmão, aqui do Ceará, deixa claro o que precisamos fazer para cumprir as diretrizes básicas da NBASP 12, as quais mostram que os Tribunais de Contas precisam trazer benefícios para a sociedade. Vivemos uma manhã grandiosa e espero que essa experiência seja replicada hoje e sempre”, finalizou.![]()
*Com fotos e informações do TCE Ceará.