Vice-Presidente de Auditoria do IRB participa da solenidade de encerramento do curso de controle interno da Polícia Militar da Bahia

26 setembro, 2024
Equipe Instituto Rui Barbosa

Na tarde dessa quarta-feira (25/09), o Vice-Presidente de Auditoria do Instituto Rui Barbosa (IRB) e Membro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), Conselheiro Inaldo Araújo, participou da solenidade de encerramento do “Curso de Agente de Controle Interno (CACI) 2024”, promovido pela Polícia Militar da Bahia, com uma carga horária de 120 horas-aula, no período de 02 a 25 de setembro, visando qualificar agentes no âmbito da corporação para o exercício das boas práticas de controle interno e gestão de riscos.

“Com a realização deste curso, espero que daqui a algum tempo, o mais breve possível, possa dizer que, em função do que nós realizamos, e de todo esse esforço e investimento, nós proporcionamos um retorno para nossa briosa em termos de melhorias e benefícios não mensuráveis. E que o relatório de atividades dos senhores, no futuro, possa dizer textualmente, o que a gente almeja em termos de controle público”, declarou o Conselheiro Inaldo.

Na oportunidade, o Vice-Presidente do IRB distribuiu entre os formandos a versão impressa, e traduzida para o português, dos exemplares dos Manuais de Implementação das Normas Internacionais das Entidades Fiscalizadoras Superiores (ISSAIs), elaborados pela Iniciativa de Desenvolvimento da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (IDI/INTOSAI).

A solenidade de encerramento do Curso foi conduzida pelo Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Paulo Coutinho, acompanhado pelo Presidente do TCE da Bahia, Conselheiro Marcus Presidio. Prestigiaram o momento, também, os Conselheiros da Corte de Contas baiana, Gildásio Penedo Filho e João Bonfim, e a Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas do Estado (MPC-BA), Camila Luz.

“Todos sabem o respeito que tenho pela corporação. Contem conosco na missão de capacitar seus gestores, auxiliando vocês naquilo que nos compete. Isso só nos beneficia, porque, no final, teremos a diminuição significativa dos achados auditorias. Podem nos procurar e continuem a nos provocar. Hoje é a confirmação de que é possível o Tribunal de Contas se aproximar dos gestores e da sociedade baiana”, ressaltou o Presidente do TCE-BA.

Para o Coronel Coutinho, “o curso só foi possível graças ao entendimento do Tribunal sobre o nosso perfil de gestão até sua materialização. Hoje é uma realidade com a formação de promotores de ações preventivas e de caráter orientador, o que permite, de forma simples, prática e objetiva, uma gestão eficaz, eficiente transparente e legal”.

Após as falas das autoridades presentes, os 29 formandos do Curso de Agente de Controle Interno (CACI) 2024 receberam seus certificados de aprovação.

 

 

*Fotos e informações: TCE-BA.