Vice-Presidente do IRB participa da solenidade de abertura do II Seminário Nacional de Ouvidorias Públicas, em Manaus

17 outubro, 2025
Equipe Instituto Rui Barbosa

O Vice-Presidente de Desenvolvimento Institucional do Instituto Rui Barbosa (IRB) e Ouvidor-Geral do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Conselheiro Mario de Mello, participou, nessa quinta-feira (16/10), da solenidade de abertura do II Seminário Nacional de Ouvidorias Públicas de 2025, realizada no auditório do TCE-AM. O evento é promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU), pela Ouvidoria da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM) e pela Rede Nacional de Ouvidorias (Renouv), reunindo representantes de órgãos públicos de todo o país.

O seminário tem como objetivo debater inovação, sustentabilidade e boas práticas de gestão pública orientadas pela escuta cidadã, além de valorizar as Ouvidorias como instrumentos de transparência, diálogo e fortalecimento democrático. Em sua segunda edição, sediada pelo TCE-AM, o encontro reafirma o protagonismo do Controle Externo na promoção da escuta pública e da participação social.

Durante a solenidade de abertura, o Conselheiro Mário de Mello destacou a importância do evento e o simbolismo de sua realização na Amazônia, região que, segundo ele, representa não apenas o coração ambiental do país, mas também o espaço onde o conceito de sustentabilidade ganha sentido humano e social.

“Falar de sustentabilidade e justiça climática na Amazônia é reconhecer que a escuta cidadã também é uma escuta da própria floresta, das comunidades e dos povos originários. É uma grande honra para o Tribunal de Contas do nosso estado e para sua Ouvidoria participar deste encontro”, afirmou.

A programação do II Seminário Nacional de Ouvidorias Públicas se estende até esta sexta-feira (17/10) e inclui painéis temáticos, palestras e debates sobre temas como combate ao assédio e à discriminação, transparência pública, Lei Geral de Proteção de Dados, governo aberto e desafios das ouvidorias municipais.

O evento também prevê a entrega de prêmios às ouvidorias de destaque nacional, reconhecendo experiências inovadoras e inspiradoras no fortalecimento da escuta ativa e da governança pública participativa.

 

*Fotos e informações: TCE-AM.