Vice-presidente do IRB prestigia lançamento de livro sobre Contabilidade Aplicada ao Setor Público

14 julho, 2025
Equipe Instituto Rui Barbosa

O Vice-presidente de Auditoria do Instituto Rui Barbosa, Conselheiro Inaldo Araújo (TCE-BA) participou do lançamento do livro “Contabilidade Aplicada ao Setor Público na Prática: Normas, Reconhecimento, Processamento e Evidenciação no padrão SIAFIC”, na última quinta-feira (10). O evento, realizado no auditório do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA), em Salvador, reuniu representantes do CRC-BA, magistrados, conselheiros, pesquisadores e diversos convidados.

Mestre em Contabilidade e referência nacional na área, o Conselheiro Inaldo assina o prefácio da obra, considerada fundamental para o avanço da contabilidade pública brasileira. No texto, ele destaca que o livro não traz apenas um conteúdo técnico, mas também convida “à reflexão sobre como a contabilidade pode e deve ser uma aliada da cidadania. É um lembrete de que a informação contábil não é apenas um número em um relatório; ela é a história de como os recursos públicos são geridos para melhorar a vida das pessoas”, escreveu.

Além disso, o Vice-presidente de Auditoria do Instituto Rui Barbosa ressalta a diversidade e a excelência dos mais de dez autores da obra, representantes de órgãos e instituições como o CRC/BA, Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA) e Ordem dos Advogados da Bahia, que trazem “expertise acadêmica e uma vivência prática que enriquece e dá vida ao texto”.

SOBRE O LIVRO

Obra coletiva que conta com 14 capítulos inéditos, “Contabilidade Aplicada ao Setor Público na Prática” aborda temas cruciais no contexto da obrigatoriedade da adoção do padrão mínimo de qualidade do SIAFIC (Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle).

A publicação foi elaborada por estudiosos, professores, profissionais do controle externo e gestores públicos. As organizadoras e também autoras, Daiana da Silva da Paixão e Elisângela Fernandes, afirmam que o objetivo da obra é “conectar teoria, normatização e prática, oferecendo conteúdo técnico de excelência e uma abordagem atualizada, capaz de auxiliar profissionais e gestores no cumprimento das exigências legais com qualidade e responsabilidade”.

Texto: Assessoria de comunicação TCE-BA