Jornadas Científicas do Instituto Rui Barbosa discute tema “Aplicação da Lei de Benford à Auditoria de Obras Públicas” no TCU

Luiz Gustavo Ribeiro

No próximo dia 31 de agosto, no Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília, o Instituto Rui Barbosa – IRB realiza mais uma etapa do programa Jornadas Científicas, programa de capacitação em temas do Controle Externo, realizado em parceria com os Tribunais de Contas do Brasil. Desta vez o tema debatido será a “Aplicação da Lei Benford à Auditoria de Obras Públicas”, ministrado pela servidora do Tribunal de Contas da União – TCU, Flavia Ceccato.

O objetivo geral desta palestra é promover a capacitação de agentes públicos na aplicação da Lei de Benford como ferramenta de mineração de dados para seleção eficiente da amostra de auditoria nos orçamentos de obras públicas.
A Lei de Benford propõe que as frequências dos primeiros dígitos dos valores em um banco de dados são decrescentes do 1 ao 9, sendo que o digito 1 aparece em, aproximadamente, 30% dos dados, enquanto o 9 não atinge 5% desses valores.

Com base nesse referencial, são medidas as frequências dos primeiros dígitos dos preços dos serviços da planilha orçamentária a ser analisada, estabelecendo-se uma comparação entre a Lei de Benford e os valores encontrados de fato. Sobre a diferença advinda dessa comparação, são aplicados testes estatísticos para mensurar se a magnitude dessa discrepância chega a representar, ou não, uma desconformidade com a Lei. A não conformidade pode ser vista como red flag, indicando quais serviços possuem maiores indícios de terem sido manipulados, sendo esses itens naturais candidatos para auditoria.

Na palestra serão detalhados os testes com base na Lei Benford, serão dadas noções preliminares de estatística e será ilustrado o passo a passo para a seleção da amostra de auditoria, com base em algoritmo desenvolvido, e dado um exemplo prático de aplicação da metodologia em Excel.

Toda a apresentação será baseada na publicação do Instituto Brasileiro de Obras Públicas – Ibraop, intitulada “Seleção de Amostra de Auditoria de Obras Públicas pela Lei de Benford”. Esse material pode ser obtido gratuitamente, basta clicar AQUI. Todos os inscritos que comparecerem na palestra receberão o material impresso em formato de apostila.

As inscrições podem ser realizadas na página do hotsite do evento: https://libano.tce.mg.gov.br/eeventos/jornadascientificas/2270

Flavia Ceccato Rodrigues da Cunha / Auditora Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União