XIII Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil reúne profissionais para debater sobre relações humanas

Equipe Instituto Rui Barbosa

“Um dos temas de maior importância para qualquer organização é a gestão de pessoas. É poder ouvir o que o outro tem a dizer, saber o que o outro está sentindo. Gestão de pessoas é justamente isso: saber aproveitar aquilo que o outro tem de melhor.” Esta foi a fala do presidente do TCM de Goiás e da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Joaquim Castro, na abertura do XIII Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil. O evento teve início na manhã desta terça-feira (28), em Fortaleza (CE).

A coordenadora do Comitê de Gestão de Pessoas do Instituto Rui Barbosa (IRB), Adriana Loro (TCE-PR), também saudou os participantes, destacando a sua experiência no comitê, a importância do momento de aprendizagem e de partilha sobre o tema e o fortalecimento da área de gestão de pessoas entre os Tribunais de Contas.

“A arte de motivar e engajar pessoas” foi o tema da palestra de abertura do evento, com Rômulo Cézar Rosa, diretor do Grupo Serh Consultoria. Durante a apresentação, ele propôs que os participantes se cumprimentassem, percebessem as pessoas aos seus lados, trocassem ideias e experiências.

“O ambiente faz muita diferença nas relações de trabalho, principalmente para a garantia de um clima satisfatório. Muitas vezes nós perdemos esse contato próximo no dia a dia, e a rotina fica muito automática, Nós temos que encontrar significado no nosso trabalho, para entender a sua importância”, relatou o diretor da empresa especializada em treinamentos para liderança e desenvolvimento humano. Rômulo César Rosa falou também sobre a relevância do propósito, a administração das diferentes esferas da vida, inteligência emocional, entre outros tópicos.

Em seguida, o Comitê Técnico de Gestão de Pessoas do IRB, representado pela diretora de Treinamento Natalia Grassano Schincariol, do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCM-RJ), e o agente fiscal Paulo Roberto de Roma, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), apresentaram as diretrizes de competências de liderança e gestão, estabelecidas pela comissão.

As competências foram estruturadas por um grupo de trabalho, que realizou levantamento bibliográfico e benchmarking, questionário, análise de dados e descrição. O resultado foi referenciado em três produtos: a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da Administração Pública Federal (Decreto n° 9.991/2019); a Recomendação do Conselho sobre Liderança e Competências na Função Pública da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE); e Competências Essenciais de liderança para o setor público brasileiro da Escola Nacional de Administração Pública (Enap)

O trabalho resultou em três agrupadores gerais: Estratégia, Resultados e Pessoas. Dentro dos grupos, foi feita a listagem das seguintes competências: visão de futuro, inovação e mudança, comunicação estratégica, gestão para resultado, gestão de crises, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, engajamento de pessoas e equipes, coordenação e colaboração em rede. Natalia Grassano e Paulo Roberto reforçaram a importância de cada Tribunal de Contas aplicar essas competências, por meio de ações, em seus ambientes.

O evento faz parte dos “Encontros com o Futuro”, iniciativa promovida pelo IRB, dentro das ações de comemoração do seu cinquentenário. Conta também com a realização do XIV Encontro Técnico de Educação Profissional dos Tribunais de Contas (Educontas) e VIII Jurisprudência e Processos nos Tribunais de Contas (JurisTCs).

 

O Congresso

O III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC) ocorre entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Serão quatro dias de programação, 57 atividades, 102 palestrantes e 1,5 mil inscritos.

Acompanhe a cobertura completa e apresentações dos painelistas no site da Atricon. As fotos estarão disponíveis no Flickr. A programação pode ser acessada diretamente no site do Congresso e contará com palestras, encontros técnicos, reuniões e outras atividades, como oficinas e capacitação.

O evento é promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) em conjunto com o Instituto Rui Barbosa (IRB), o Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), com o patrocínio do Sebrae, da Água Mineral Natural Indaiá, do Banco do Nordeste e do Governo Federal.

O apoio é da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Instituto Dragão do Mar, das Secretarias da Cultura e do Turismo do Estado do Ceará e do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT).

 

Texto: Hellen Vasconcelos
Edição: Maria Thereza S. Cordeiro (Acom TCE/SC)