“Um dos temas de maior importância para qualquer organização é a gestão de pessoas. É poder ouvir o que o outro tem a dizer, saber o que o outro está sentindo. Gestão de pessoas é justamente isso: saber aproveitar aquilo que o outro tem de melhor.” Esta foi a fala do presidente do TCM de Goiás e da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Joaquim Castro, na abertura do XIII Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil. O evento teve início na manhã desta terça-feira (28), em Fortaleza (CE).
A coordenadora do Comitê de Gestão de Pessoas do Instituto Rui Barbosa (IRB), Adriana Loro (TCE-PR), também saudou os participantes, destacando a sua experiência no comitê, a importância do momento de aprendizagem e de partilha sobre o tema e o fortalecimento da área de gestão de pessoas entre os Tribunais de Contas.
“A arte de motivar e engajar pessoas” foi o tema da palestra de abertura do evento, com Rômulo Cézar Rosa, diretor do Grupo Serh Consultoria. Durante a apresentação, ele propôs que os participantes se cumprimentassem, percebessem as pessoas aos seus lados, trocassem ideias e experiências.
“O ambiente faz muita diferença nas relações de trabalho, principalmente para a garantia de um clima satisfatório. Muitas vezes nós perdemos esse contato próximo no dia a dia, e a rotina fica muito automática, Nós temos que encontrar significado no nosso trabalho, para entender a sua importância”, relatou o diretor da empresa especializada em treinamentos para liderança e desenvolvimento humano. Rômulo César Rosa falou também sobre a relevância do propósito, a administração das diferentes esferas da vida, inteligência emocional, entre outros tópicos.
Em seguida, o Comitê Técnico de Gestão de Pessoas do IRB, representado pela diretora de Treinamento Natalia Grassano Schincariol, do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCM-RJ), e o agente fiscal Paulo Roberto de Roma, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), apresentaram as diretrizes de competências de liderança e gestão, estabelecidas pela comissão.
As competências foram estruturadas por um grupo de trabalho, que realizou levantamento bibliográfico e benchmarking, questionário, análise de dados e descrição. O resultado foi referenciado em três produtos: a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da Administração Pública Federal (Decreto n° 9.991/2019); a Recomendação do Conselho sobre Liderança e Competências na Função Pública da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE); e Competências Essenciais de liderança para o setor público brasileiro da Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
O trabalho resultou em três agrupadores gerais: Estratégia, Resultados e Pessoas. Dentro dos grupos, foi feita a listagem das seguintes competências: visão de futuro, inovação e mudança, comunicação estratégica, gestão para resultado, gestão de crises, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, engajamento de pessoas e equipes, coordenação e colaboração em rede. Natalia Grassano e Paulo Roberto reforçaram a importância de cada Tribunal de Contas aplicar essas competências, por meio de ações, em seus ambientes.
O evento faz parte dos “Encontros com o Futuro”, iniciativa promovida pelo IRB, dentro das ações de comemoração do seu cinquentenário. Conta também com a realização do XIV Encontro Técnico de Educação Profissional dos Tribunais de Contas (Educontas) e VIII Jurisprudência e Processos nos Tribunais de Contas (JurisTCs).
O Congresso
O III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC) ocorre entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Serão quatro dias de programação, 57 atividades, 102 palestrantes e 1,5 mil inscritos.
Acompanhe a cobertura completa e apresentações dos painelistas no site da Atricon. As fotos estarão disponíveis no Flickr. A programação pode ser acessada diretamente no site do Congresso e contará com palestras, encontros técnicos, reuniões e outras atividades, como oficinas e capacitação.
O evento é promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) em conjunto com o Instituto Rui Barbosa (IRB), o Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), com o patrocínio do Sebrae, da Água Mineral Natural Indaiá, do Banco do Nordeste e do Governo Federal.
O apoio é da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Instituto Dragão do Mar, das Secretarias da Cultura e do Turismo do Estado do Ceará e do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT).
Texto: Hellen Vasconcelos
Edição: Maria Thereza S. Cordeiro (Acom TCE/SC)