Representantes de Tribunais de Contas compartilham experiências em controle de prazos processuais

18 maio, 2023
Equipe Instituto Rui Barbosa

Atuação preventiva no tempo de tramitação dos processos de controle externo foi o tema que pautou a reunião realizada entre os integrantes do Grupo de Trabalho (GT) Corregedorias, na última sexta-feira (12), de forma virtual. O GT é vinculado ao Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controles Interno e Social do Instituto Rui Barbosa (IRB).

O Conselheiro Severiano Costandrade, Membro da Diretoria do IRB e Corregedor do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO) é o responsável pela coordenação do grupo.

Os servidores do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Anderson Nepomuceno e Rita de Cássia Pinheiro, apresentaram a experiência da Corte no controle de prazos processuais, a partir da implementação do “Sistema Tarrafas”, que foi desenvolvido pelo TCE-TO.

Rodrigo Lamari, servidor do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), apresentou a funcionalidade do “Sistema Observatório” e de todos os dispositivos legais que regem o controle de prazos processuais no Tribunal.

Por fim, o grupo deliberou sobre a construção de uma cartilha onde estarão compiladas as metodologias e boas práticas desenvolvidas pelos Tribunais de Contas brasileiros acerca do controle dos prazos processuais, a ser lançada por ocasião do Encontro Nacional de Corregedorias, Controles Internos e Ouvidorias dos Tribunais de Contas – ENCCO 2023.