Estão oficialmente abertas as inscrições para o Encontro Nacional de Corregedorias, Controles Internos e Ouvidorias dos Tribunais de Contas do Brasil (ENCCO) 2025. O evento será realizado de 24 a 27 de setembro, no auditório do Sebrae Amapá, em Macapá (AP), e terá como tema central: “Sustentabilidade e governança: para um futuro mais transparente e inclusivo”.
As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas por meio do hotsite oficial: https://irbcontas.org.br/hotsites/encco-2025/.
Promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio de seu Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controles Interno e Social, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP), o ENCCO 2025 reunirá representantes dos Tribunais de Contas, autoridades públicas, especialistas e membros da sociedade civil de todo o país. O objetivo é fortalecer os mecanismos de controle, promover a integridade institucional e fomentar uma gestão pública mais ética, eficiente e participativa.
A programação do evento, disponível no hotsite (https://irbcontas.org.br/hotsites/encco-2025/), contempla debates estratégicos sobre temas atuais como: o controle público como ferramenta de inovação e sustentabilidade; corregedoria preventiva como instrumento de eficiência institucional; transparência e controle social na formulação de políticas públicas; enfrentamento ao assédio moral e sexual no serviço público por meio das ouvidorias; compras públicas sustentáveis como vetor de desenvolvimento local; e integridade como base da boa governança.
O ENCCO 2025 se encerrará com a entrega de cartas de compromisso, notas técnicas e outros documentos orientadores, que servirão de referência para os Tribunais de Contas, órgãos da administração pública e iniciativas da sociedade civil voltadas ao aprimoramento do controle social.
O evento conta com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas (ANTC), da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Também são parceiros locais o Governo do Estado do Amapá, o Tribunal de Justiça, o Ministério Público Estadual, a Assembleia Legislativa e o Sebrae Amapá.
Serviço
Evento: Encontro Nacional de Corregedorias, Controles Internos e Ouvidorias dos Tribunais de Contas do Brasil (ENCCO) 2025
Local: Sebrae Amapá – Av. Ernestino Borges, 740 – Julião Ramos, Macapá – AP
Data: 24 a 27 de setembro de 2025
Inscrições: https://irbcontas.org.br/hotsites/encco-2025/