ENCCO 2025: segundo dia programação inicia com palestra do Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Góes

25 setembro, 2025
Equipe Instituto Rui Barbosa

Como parte da programação do Encontro Nacional de Corregedorias, Controles Internos e Ouvidorias dos Tribunais de Contas do Brasil (ENCCO) 2025, o Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Góes, palestrou sobre as “Políticas de Integração Regional e os Desafios do Desenvolvimento Sustentável no Cenário de Mudanças Climáticas”, na manhã desta quinta-feira (25/9), no Auditório do Sebrae-AP, em Macapá. O evento foi mediado pela Presidente da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Deputada Alliny Serrão (UNIÃO).

Em sua apresentação aberta ao público, o Ministro Waldez Góes abordou que o cenário de mudanças climáticas que o Brasil enfrenta é um tema transversal, que visita outras temáticas relacionadas às Políticas Públicas e à vida em sociedade. “Às vezes recebem mais notoriedade os desencontros, como queimadas, desmatamentos ou atividades garimpeiras, mas isso é pequeno diante das boas iniciativas públicas, privadas, empresariais e sociais que existem na Amazônia e no Brasil. Hoje o Brasil pode se permitir a andar de cabeça erguida em relação a essa agenda climática, e não deve abaixar a cabeça em relação a sua responsabilidade ambiental”, ressaltou.

A Presidente da Alap, Deputada Alliny Serrão, moderadora da palestra, destacou que o estado do Amapá está vivendo um momento importante na busca do desenvolvimento sustentável. Ela também mencionou o trabalho que os agentes públicos do Estado desenvolvem na criação de projetos que promovem a inclusão social, a preservação ambiental e o crescimento econômico de forma equilibrada. “Tudo isso vai gerar grandes oportunidades para todos nós aqui no Amapá, para crescermos, nos desenvolvermos e fazermos essa integração necessária com todo o Brasil”, destacou.

Durante o evento, o Ministro Waldez Góes recebeu do Presidente do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS) e da Associação das Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR), Conselheiro Marco Peixoto, um diploma de agradecimento pela atuação relevante e significativa no trabalho de assistência aos municípios e ao povo gaúcho, atingido pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

 

ENCCO 2025

O ENCCO 2025 é promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio de seu Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controles Interno e Social. A realização é feita em parceria do Governo do Estado do Amapá (GEA), Assembleia Legislativa (Alap), Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Ministério Público do Amapá (MP/AP), Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AP), Prefeitura Municipal de Afuá, Sebrae/AP e CEA Equatorial.