ENCCO 2025 discute as contribuições dos Tribunais de Contas para o enfrentamento das mudanças climáticas

26 setembro, 2025
Equipe Instituto Rui Barbosa

Iniciando a programação da tarde do segundo dia do Encontro Nacional de Corregedorias, Controles Internos e Ouvidorias dos Tribunais de Contas (ENCCO) 2025, nessa quinta-feira (25/9), o Painel 2 “Governança e Sustentabilidade: a Contribuição dos Tribunais de Contas”, discutiu como as Cortes de Contas contribuem para o enfrentamento das mudanças climáticas. O debate, com mediação do Conselheiro Célio Rodrigues Wanderley, Corregedor do Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR), ocorreu no Auditório do Sebrae-AP, em Macapá.

Abrindo o painel, o Procurador de Contas do Ministério Público de Contas do Estado do Amazonas (MPC-AM), Ruy Marcelo Alencar de Mendonça, que integra o Comitê Técnico de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Instituto Rui Barbosa (IRB), falou sobre a obrigação dos órgãos de agirem em casos de ameaça, citando as mudanças climáticas como um grande risco, sobretudo às novas gerações. “Isso nos traz o questionamento de como tudo vai atingir a humanidade. Devemos deixar um mundo seguro aos nossos netos e familiares. Os Tribunais de Contas têm caráter, motivos e fundamentos para dar o exemplo, iniciando com a descarbonização destes órgãos”, declarou.

Em seguida, Maurício Tedeschi, Coordenador do Programa “Cidades e Territórios Empreendedores”, do Sebrae Nacional, destacou que o enfrentamento à crise climática, também pode ser feita tendo como base o tripé do desenvolvimento sustentável, que reúne os pontos social, ambiental e econômicos. “Deve haver investimento na parte econômica, pois quando se há um desenvolvimento neste setor, você resolve as outras duas dimensões. A pobreza acaba trazendo problemas sociais e econômicos”, registrou.

Por fim, o mediador do painel, Conselheiro Célio Rodrigues Wanderley, ressaltou a qualidade dos discursos e do tema debatido, além de destacar a importância do evento. “Foi uma belíssima explanação, os Tribunais de Contas têm muito a agregar com essa discussão. Temos excelência nessa questão da sustentabilidade. Foram falas que contribuíram muito com a sociedade”, concluiu.

 

ENCCO 2025

O ENCCO 2025 acontece de 24 a 27 de setembro, pela primeira vez no Amapá, e é promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio de seu Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controles Interno e Social. A realização é feita em parceria com o Governo do Estado do Amapá (GEA), Assembleia Legislativa (Alap), Tribunal de Justiça do Amapá (TJ-AP), Ministério Público do Amapá (MP-AP), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP), Prefeitura Municipal de Afuá, Sebrae-AP e CEA Equatorial.

 

 

*Fotos e informações: TCE-AP.