O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) encaminhou às Secretarias da Educação do estado e dos 223 municípios paraibanos, questionário destinado à coleta de dados e informações para elaboração do Diagnóstico da Seleção e Alocação Docente no Brasil.
“O propósito é criar um diagnóstico nacional sobre como essas redes selecionam e distribuem seus professores. Por isso, a pesquisa precisa ser respondida por pessoa responsável pelo processo de seleção e alocação de professores em cada Secretaria Municipal e Estadual de Educação”, explicou o Conselheiro Nominando Diniz, Presidente do TCE-PB.
A iniciativa é fruto da parceria entre o Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do seu Comitê Técnico de Educação (CTE), e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), visando a elaboração de diagnóstico nacional acerca da movimentação dos professores nas redes públicas de ensino, considerando quais os critérios para a alocação de professores e se há muito pedido de remanejamento.
Durante a reunião que firmou a parceria entre as instituições, realizada em 08 de março, deste ano, o Presidente do Comitê Técnico de Educação do IRB, Conselheiro Rodrigo Coelho, Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), ressaltou a importância da iniciativa, “a sociedade brasileira passa a conhecer ainda mais o nosso papel. Mesmo os que desconhecem, nós exercemos o controle em nome deles”.
A reunião contou, ainda, com a participação do Diretor de Educação do BID, Gregory Elacqua, e especialistas em educação do Banco.